Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3428
Type: Monografia
Title: O uso de jogos lúdicos como tratamento remediativo em alunos diagnosticados com dislexia
Author: Vorpagel, Mônica Seidel
First advisor: Batista, Jeize de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Ziesmann, Cleusa Inês
Resume: O referente artigo parte da necessidade de refletir acerca de ferramentas específicas e que contribuam para uma prática pedagógica que atenda as dificuldades e especificidades de crianças e jovens diagnosticados com dislexia. Dessa maneira, o objetivo principal deste estudo é analisar de forma qualitativa a eficácia, ou não, da utilização de jogos lúdicos na reeducação da leitura e na consciência fonológica de alunos diagnosticados com dislexia. A pesquisa foi desenvolvida por um período de um ano e contemplou um grupo de seis alunos diagnosticados com dislexia regularmente matriculados em escolas do Município de Cerro Largo, situado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Com a análise dos resultados obtidos, chegamos à conclusão que os jogos lúdicos são uma ferramenta atrativa e motivadora, sendo que simplificam e favorecem a aprendizagem. Os resultados demonstraram uma melhora significativa na leitura e na consciência fonológica dos participantes da pesquisa. A dislexia não possui cura, porém com metodologias diferenciadas as dificuldades e limitações podem ser amenizadas.
Abstract: Este artículo parte de la necesidad de reflexionar acerca de las herramientas específicas que contribuyen a una práctica pedagógica que responda a las dificultades y especificidades de los niños y jóvenes diagnosticados con dislexia. Por lo tanto, el objetivo principal de este estudio es analizar cualitativamente la eficacia, o no, del uso de juegos lúdicos en la reeducación de la lectura y la conciencia fonológica de los estudiantes diagnosticados con dislexia. La investigación se desarrolló durante un período de un año e incluyó a un grupo de seis estudiantes diagnosticados con dislexia matriculados regularmente en escuelas del municipio de Cerro Largo, ubicado en el noroeste del estado de Rio Grande do Sul. Con el análisis de los resultados obtenidos, llegamos a la conclusión de que los juegos lúdicos son una herramienta atractiva y motivadora que simplifica y favorece el aprendizaje. Los resultados mostraron una mejora significativa en la lectura y la conciencia fonológica de los participantes de la investigación. La dislexia no tiene cura, pero con diferentes metodologías las dificultades y limitaciones pueden suavizarse.
Keywords: Aprendizagem
Lúdico
Dislexia
Transtornos da leitura
Transtornos de aprendizagem
Inclusão escolar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3428
Issue Date: 13-Aug-2019
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VORPAGEL.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.