Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3434
Tipo: Dissertação
Título: O uso do Scratch para o ensino e aprendizagem de equações algébricas do primeiro grau
Autor(es): Pucci, Mariana Oliveira
Primeiro Orientador: Reichert, Janice Teresinha
Resumo: Neste trabalho avaliamos as contribuições do Scratch, por meio de uma metodologia construcionista, na aprendizagem significativa do conceito de equações algébricas do primeiro grau. A parte experimental foi realizada com estudantes regularmente matriculados em uma turma com estudantes regularmente matriculados no 8º ano de uma escola da rede estadual em Lages/SC. As atividades propostas, desenvolvidas nas aulas de Matemática, corresponderam a 10 encontros num total de 16 horas. Para a coleta de dados, foi adotada uma investigação qualitativa com a realização de entrevistas antes e após o desenvolvimento das atividades, por meio de questionários semiestruturados sobre Equações Algébricas do primeiro grau e sobre Pensamento Computacional. Durante as intervenções, o software Scratch foi apresentado como uma ferramenta de auxílio na resolução de problemas algébricos e os estudantes incentivados a construírem seus próprios projetos. Observou-se que neste cenário o Scratch auxilia a suprir as dificuldades dos educandos em relação ao conteúdo de Equações Algébricas. Os resultados demonstram uma melhora significativa na interpretação da variável algébrica e um interesse maior pelos conteúdos da Matemática.
Abstract/Resumen: This paper aims to evaluate the contributions of Scratch, through a constructionist methodology, in the meaningful learning of the concept of algebraic equations of the first degree. The experimental part was conducted with students regularly enrolled in the 8th grade of a state school in Lages / SC. The proposed activities were developed in mathematics classes, using 10 meetings in a total of 16 hours. For data collection, a qualitative investigation was adopted, conducting interviews before and after the development of the activities, through semi-structured questionnaires about first degree Algebraic Equations and Computational Thinking. During the interventions, Scratch software was presented as a tool to help solve algebraic problems and encouraged students to build their own projects. It was observed that in this scenario Scratch helps to supply the students difficulties regarding the content of Algebraic Equations. The results demonstrate a significant improvement in the interpretation of the algebraic variable and a greater interest in the contents of mathematics.
Palavras-chave: Matemática
Ensino e aprendizagem
Teoria das equações
Softwares
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3434
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PUCCI.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.