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Tipo: Monografia
Título: A presença da educação ambiental nos cursos de física das instituições brasileiras
Autor(es): Santos, Lidiane Silva
Primeiro Orientador: Santos, Rosemar Ayres dos
Primeiro membro da banca: Wenzel, Judite Scherer
Segundo membro da banca: Uhmann, Rosângela Inês Matos
Resumo: A educação ambiental pode ser considerada um tema transversal, devendo ser tranversalizado pelos Componentes Curriculares, entretanto, muitas vezes, esta temática não é problematizada em sala de aula com a alegação de que não há tempo hábil, que não é um tema usual e, ainda, que não há material de apoio para ser utilizado na sala de aula. Nesse contexto, investigamos: como são discutidos nos componentes curriculares dos cursos de Física e das instituições brasileiras a Educação Ambiental? Há um componente curricular específico ou é diluída dentro de outros componentes curriculares? Tendo como base a epistemologia de Paulo Freire. Objetivamos de forma geral realizar o estudo das instituições presentes no Ranking Universitário Folha – 2018, com seus respectivos campis que oferecem o curso de Física. Como objetivos específicos, investigar os PPCs das universidades brasileiras, verificar como os cursos de física discutem a educação ambiental nas suas grades curriculares, se oferecem ou não disciplinas sobre o tema em cada campus da universidade, quantas oferecem verificando o Ranking. Verificar e analizar a temática Educação Ambiental que já foi incorporada no âmbito dos cursos de graduação. Verificar como os cursos de física discutem a educação ambiental nas suas grades curriculares. Mostrando assim, se oferecem ou não disciplinas sobre o tema em cada campus da universidade. Para tal nos valemos da análise de conteúdo e tivemos como corpus de análise os projetos Pedagógicos de cursos de Física das instituições presentes no Ranking Universitário Folha – 2018. Assim trazemos algumas reflexões a respeito dos resultados, de 149 instituições analisadas apenas 48 universidades possuem Educação Ambiental como componente curricular na sua grade. Porém estas tem como principal objetivo formar o professor-reflexivos, e vislumbrando o ensino de Educação Ambiental para seus estudantes. Sendo assim, garantir a formação de licenciados em Física com um perfil profissional que os possibilite, dentre outras, a atuação com respeito aos direitos individuais e coletivos. Com isso, podemos afirmar que a Educação Ambiental é um campo aberto para pesquisa e ensino nas escolas e universidades.
Abstract/Resumen: Environmental education is considered a cross-cutting theme and should be transversalized by the Curriculum Components, however, this theme is often not problematized in the classroom with the claim that there is not enough time, which is not a usual theme, and yet, that there is no support material to be used in the classroom. In this context, we investigate: how are the curriculum components of the Physics courses of Brazilian institutions Environmental Education discussed? Is there a specific curriculum component or is it diluted within other curriculum components? Based on Paulo Freire's epistemology. Our general objective is to study the institutions present in the University Ranking Folha - 2018, with their respective campuses that offer the Physics course. As specific objectives, investigate the PPCs of Brazilian universities, check how physics courses discuss environmental education in their curriculum, whether or not they offer subjects on each campus of the university, how many offer checking the Ranking. Verify and analyze the Environmental Education theme that have already been incorporated into undergraduate courses. Check how physics courses discuss environmental education in their curriculum. Thus showing whether or not subjects are offered on each campus of the university. For such we use the content analysis and had as corpus of analysis the Pedagogical projects of Physics courses of the institutions present in the University Ranking Folha - 2018. Thus we bring some reflections about the results, of 149 institutions analyzed only 48 universities have Environmental Education as a curriculum component in your grade. However, their main objective is to train reflective teachers, and envision the teaching of Environmental Education to their students. Thus, ensure the formation of physics graduates with a professional profile that enables them, among others, to act with respect to individual and collective rights. With this, we can say that Environmental Education is an open field for research and teaching in schools and universities.
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Análise de conteúdo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3593
Data do documento: 28-Nov-2019
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