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Tipo: Monografia
Título: Aspectos das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de física das instituições brasileiras
Autor(es): Silva, Mateus Schossler da
Primeiro Orientador: Santos, Rosemar Ayres dos
Primeiro membro da banca: Maggiolaro, Graciela Paz
Segundo membro da banca: Boelter, Ruben Alexandre
Resumo: O Ensino, principalmente de Física, possui diversas dificuldades perante a busca pelos processos de ensino-aprendizagem, assim a construção do conhecimento, exige formas de lecionar nas quais o aprendizado se faça de maneira significativa. Nesse contexto, umas das formas de ajudar na construção do conhecimento dentro das salas de aula são as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Por isso, entende-se como necessária a problematização do uso das TICs tanto nas diversas áreas do aprendizado como, em especial, no Ensino de Física e também o contexto da inserção e estudo dessas ferramentas na formação do professor. Nesse sentido, investigou-se: Como os cursos de Física das universidades brasileiras abodam TICs como componente curricular (CC)? Na investigação desse problema, objetivamos: Entender o que são as TICs; Identificar os cursos de graduação em Física brasileiros que trazem TICs como componente curricular; Analisar as ementas sobre TICs nesses cursos de Física; e Compreender a evolução do uso das TICs no ensino de Física. No embasamento teórico e metodológico, buscou-se pensar, refletir e discutir sobre como as TICs podem e devem auxiliar no Ensino de Física, remetendo-se assim uma pesquisa de caráter bibliográfico, no qual o corpus de análise foi composto pelos projetos políticos curriculares (PPCs) dos cursos de física das universidades brasileiras que compunham o RUF 2018. Como resultados identificamos duas categorias: Igualdades entre as ementas e; 2 - O uso de computadores/softwares como principal ferramenta das TICs. Como extrato da investigação, aponta-se para uma necessidade de uma maior inserção de componentes curriculares nos cursos de física, tendo em vista a necessidade de uma melhor formação em relação ao uso das TICs tanto na formação de professores como na utilização nas escolas, para uma melhor inclusão desses instrumentos dentro das salas de aulas, não esquecendo o papel do professor como mediador entre as tecnologias e os estudantes, na busca pela construção significativa do conhecimento.
Abstract/Resumen: Teaching, especially physics, it has several difficulties before the search for the teachinglearning processes, and the construction of knowledge, requires forms of teaching in which learning is done in a significant way. In this context, one of the ways to help in the construction of knowledge within the classroom are the Information and Communication Technologies (ICTs). So, we see it as necessary to questioning the use of ICTs both in different areas of learning how, especially in physics and also teaching the context of integration and study of these tools in teacher education. In this sense, we investigated: How Physics courses of Brazilian universities address ICTs as a curricular component (DC)? In the investigation of this problem, we aim: Understanding what ICTs; Identify Brazilian physics undergraduate courses that bring ICT as a curriculum component; Analyze the menus on these ICT Physics courses; and understand the evolution of the use of ICTs in teaching physics. Theoretical and methodological basis, we tried to think, reflect and discuss how ICTs can and should assist in Physics Teaching, if reference is therefore a bibliographical research, in which the analysis corpus consisted of the curriculum political projects (PPCs) of physics courses of Brazilian universities that made up the RUF 2018. The results identified two categories: Equalities between and menus; 2 - The use of computers / software as the main tool of ICTs. As a research statement, pointing to a need for greater integration of curricular components in physics courses, in view of the need for better training in the use of ICTs both in teacher training and in use in schools, for better inclusion of these instruments within the classrooms, not forgetting the role of the teacher as a mediator between the technologies and the students in the search for meaningful construction of knowledge.
Palavras-chave: Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Formação continuada do professor
Formação de professores
Ensino Superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3594
Data do documento: 28-Dez-2019
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