Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Uhmann, Rosangela Ines Matos-
dc.contributor.referee1Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.contributor.referee2Cousin, Cláudia da Silva-
dc.creatorFontoura, Alice Paniz-
dc.date2019-12-11-
dc.date.accessioned2020-02-21T17:52:22Z-
dc.date.available2022-02-05-
dc.date.available2020-02-21T17:52:22Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3597-
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste em estudar a temática da Educação Ambiental (EA), tema transversal de fundamental importância, que exige mais diálogo reflexivo devido a sua complexidade na atualidade, não importando o espaço e/ou nível educacional. Por pensar na EA com responsabilidade, buscamos entender as perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de EA, com base nas ideias do pesquisador Carlos Frederico Bernardo Loureiro. Para tanto, nesta pesquisa qualitativa nos desafiamos a investigar as três perspectivas de EA, através de análise em alguns livros e capítulos de Loureiro, bem como em pesquisas encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a partir do ano de 2010. Neste estudo, concluímos que as perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de EA são extremamente complexas e necessárias, as quais estão interligadas, possuindo especificidades na complementariedade, visto que a perspectiva crítica, por exemplo, retrata as relações sociais em processo social de transformação, exigência da perspectiva transformadora, junto da transformação social pelo viés da perspectiva emancipatória. O que nos leva a não só pensar, mas entender que a nossa função social como educador não pode estar alienada das ações socioambientais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-05T10:59:31Z No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 531185 bytes, checksum: 2f51aec0aaffccc7b512fc74d2712247 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-21T17:52:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 531185 bytes, checksum: 2f51aec0aaffccc7b512fc74d2712247 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-21T17:52:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 531185 bytes, checksum: 2f51aec0aaffccc7b512fc74d2712247 (MD5) Previous issue date: 2019-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCarlos Frederico Bernardo Loureiropt_BR
dc.subjectBiblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertaçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleContribuições de Loureiro nas perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de educação ambientalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FONTOURA.pdf518,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.