Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Uhmann, Rosangela Ines Matos | - |
dc.contributor.referee1 | Güllich, Roque Ismael da Costa | - |
dc.contributor.referee2 | Cousin, Cláudia da Silva | - |
dc.creator | Fontoura, Alice Paniz | - |
dc.date | 2019-12-11 | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-21T17:52:22Z | - |
dc.date.available | 2022-02-05 | - |
dc.date.available | 2020-02-21T17:52:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3597 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa consiste em estudar a temática da Educação Ambiental (EA), tema transversal de fundamental importância, que exige mais diálogo reflexivo devido a sua complexidade na atualidade, não importando o espaço e/ou nível educacional. Por pensar na EA com responsabilidade, buscamos entender as perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de EA, com base nas ideias do pesquisador Carlos Frederico Bernardo Loureiro. Para tanto, nesta pesquisa qualitativa nos desafiamos a investigar as três perspectivas de EA, através de análise em alguns livros e capítulos de Loureiro, bem como em pesquisas encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a partir do ano de 2010. Neste estudo, concluímos que as perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de EA são extremamente complexas e necessárias, as quais estão interligadas, possuindo especificidades na complementariedade, visto que a perspectiva crítica, por exemplo, retrata as relações sociais em processo social de transformação, exigência da perspectiva transformadora, junto da transformação social pelo viés da perspectiva emancipatória. O que nos leva a não só pensar, mas entender que a nossa função social como educador não pode estar alienada das ações socioambientais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-05T10:59:31Z No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 531185 bytes, checksum: 2f51aec0aaffccc7b512fc74d2712247 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-21T17:52:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 531185 bytes, checksum: 2f51aec0aaffccc7b512fc74d2712247 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-21T17:52:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 531185 bytes, checksum: 2f51aec0aaffccc7b512fc74d2712247 (MD5) Previous issue date: 2019-12-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Carlos Frederico Bernardo Loureiro | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Contribuições de Loureiro nas perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FONTOURA.pdf | 518,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.