Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3597
Type: Monografia
Title: Contribuições de Loureiro nas perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de educação ambiental
Author: Fontoura, Alice Paniz
First advisor: Uhmann, Rosangela Ines Matos
metadata.dc.contributor.referee1: Güllich, Roque Ismael da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Cousin, Cláudia da Silva
Resume: A presente pesquisa consiste em estudar a temática da Educação Ambiental (EA), tema transversal de fundamental importância, que exige mais diálogo reflexivo devido a sua complexidade na atualidade, não importando o espaço e/ou nível educacional. Por pensar na EA com responsabilidade, buscamos entender as perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de EA, com base nas ideias do pesquisador Carlos Frederico Bernardo Loureiro. Para tanto, nesta pesquisa qualitativa nos desafiamos a investigar as três perspectivas de EA, através de análise em alguns livros e capítulos de Loureiro, bem como em pesquisas encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a partir do ano de 2010. Neste estudo, concluímos que as perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de EA são extremamente complexas e necessárias, as quais estão interligadas, possuindo especificidades na complementariedade, visto que a perspectiva crítica, por exemplo, retrata as relações sociais em processo social de transformação, exigência da perspectiva transformadora, junto da transformação social pelo viés da perspectiva emancipatória. O que nos leva a não só pensar, mas entender que a nossa função social como educador não pode estar alienada das ações socioambientais.
Keywords: Educação ambiental
Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Educação
Sociedade
Meio ambiente
Sustentabilidade
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3597
Issue Date: 11-Dec-2019
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FONTOURA.pdf518,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.