Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3597
Type: | Monografia |
Título : | Contribuições de Loureiro nas perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de educação ambiental |
Author: | Fontoura, Alice Paniz |
First advisor: | Uhmann, Rosangela Ines Matos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Güllich, Roque Ismael da Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cousin, Cláudia da Silva |
Resume: | A presente pesquisa consiste em estudar a temática da Educação Ambiental (EA), tema transversal de fundamental importância, que exige mais diálogo reflexivo devido a sua complexidade na atualidade, não importando o espaço e/ou nível educacional. Por pensar na EA com responsabilidade, buscamos entender as perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de EA, com base nas ideias do pesquisador Carlos Frederico Bernardo Loureiro. Para tanto, nesta pesquisa qualitativa nos desafiamos a investigar as três perspectivas de EA, através de análise em alguns livros e capítulos de Loureiro, bem como em pesquisas encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a partir do ano de 2010. Neste estudo, concluímos que as perspectivas crítica, transformadora e emancipatória de EA são extremamente complexas e necessárias, as quais estão interligadas, possuindo especificidades na complementariedade, visto que a perspectiva crítica, por exemplo, retrata as relações sociais em processo social de transformação, exigência da perspectiva transformadora, junto da transformação social pelo viés da perspectiva emancipatória. O que nos leva a não só pensar, mas entender que a nossa função social como educador não pode estar alienada das ações socioambientais. |
Palabras clave : | Educação ambiental Carlos Frederico Bernardo Loureiro Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações Educação Sociedade Meio ambiente Sustentabilidade |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3597 |
Fecha de publicación : | 11-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FONTOURA.pdf | 518,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.