Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3620
Tipo: Monografia
Título: Esse é meu jeito ninja? uma interpretação sociológica da escola ninja no mangá Naruto através da teoria de Pierre Bourdieu
Autor(es): Paris, Camila de
Primeiro Orientador: Giora, Gustavo
Primeiro membro da banca: Giora, Gustavo
Segundo membro da banca: Bem, Daniel Francisco de
Terceiro membro da banca: Caprara, Bernardo Mattes
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo interpretar a ação pedagógica contida na escola ninja do mangá Naruto como uma instituição social que tem por atribuição produzir o habitus social do estudante. Para isso, será utilizado a obra “A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino” do sociólogo Pierre Bourdieu escrita em parceria com Jean-Claude Passeron. A metodologia utilizada foi a análise de discurso, onde foram analisados 21 capítulos da primeira parte do mangá Naruto, optando-se por este recorte por retratar o ingresso na escola e o processo de socialização dos personagens em suas trajetórias como estudantes ninjas. A partir da análise foi verificado como a ação pedagógica empreendida pelos professores na escola é reprodutora das relações de poder. Toma-se um discurso dominante que é disseminado por meio da imposição e da ocultação, e violência simbólica que é imperceptível aos olhos dos agentes. Como resultados, observamos que a escola ninja é um espaço de reprodução de estruturas sociais, que reproduz e reforça as desigualdades sociais, dominada pelo habitus do guerreiro incorporando a estrutura social no modo de ser, perceber, pensar e agir dos seus personagens de tal forma que eles reproduzem essa estrutura inconscientemente. Dessa maneira, compreendemos que a análise do mangá Naruto a partir dos conceitos descritos pelos autores representa um exercício sociológico que permite usar de um objeto empírico para transformá-lo em um objeto de estudo sociológico, permitindo que o conhecimento científico ultrapassasse a barreira dos muros da academia possibilitando seu acesso, e sobretudo sua compreensão para a sociedade de um modo mais amplo.
Palavras-chave: Mangá
História em quadrinhos
Escolas
Socialização
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3620
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARIS.pdf583,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.