Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3635
Type: Monografia
Title: O uso de recursos tecnológicos nas aulas de ciências
Author: Farias, Silvio
First advisor: Kamanski, Angela Maria Baruffi
metadata.dc.contributor.referee1: Kamanski, Angela Maria Baruffi
metadata.dc.contributor.referee2: Moro, Fernanda Teresa
metadata.dc.contributor.referee3: Coan, Cherlei Marcia
Resume: Este trabalho de conclusão de curso pretende refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos pelos professores do município de Charrua – RS pelos alunos do oitavo ano da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Fág Mág. No contexto atual, o uso das tecnologias digitais em sala de aula proporcionam novas possibilidades e também novos desafios. Sendo assim, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem no âmbito do ensino de ciências. Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver perspectivas de melhoria no ensino e aprendizado de ciências por meio do uso das novas tecnologias na prática pedagógica. Considerando-se os objetivos da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa envolveu a aplicação de questionário para os professores de ciências das Escolas localizadas no município de Charrua- RS, aplicação de aula com o uso de recursos tecnológicos e sem o uso de tecnologias, e aplicação de questionário para compreender como os alunos realizam o uso das tecnologias. Os resultados mostraram que uso das tecnologias em sala de aula pelos professores de ciências influenciam de maneira positiva no ensino e aprendizagem do aluno.
Abstract: This course conclusion paper intends to reflect on the use of technological resources by the teachers of the municipality of Charrua - RS by the eighth grade students of the Indigenous High School Fág Mág. In the current context, the use of digital technologies in the classroom provides new possibilities as well as new challenges. Thus, this research presents important notes on the use of technologies in the teaching and learning processes in science teaching. This research aims to develop prospects for improvement in science teaching and learning through the use of new technologies in pedagogical practice. Considering the research objectives, the qualitative and quantitative approach was chosen. The research involved the application of a questionnaire to the science teachers of the schools located in the city of Charrua-RS, the application of class using technological resources and without the use of technologies, and the application of a questionnaire to understand how students perform the use of technologies. The results showed that science teachers' use of classroom technologies positively influences student teaching and learning.
Keywords: Ensino
Ciência
Tecnologia
Aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3635
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FARIAS.pdf810.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.