Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3636
Tipo: Monografia
Título: O lixo na comunidade indígena de Nonoai: possibilidade de construção de fundamentos de um saber social e escolar prudente
Autor(es): Mello, Marcos de
Primeiro Orientador: Kamanski, Angela Maria Baruffi
Primeiro membro da banca: Kamanski, Angela Maria Baruffi
Segundo membro da banca: Ody, Leandro Carlos
Terceiro membro da banca: Krebs, Jaqueline Teresinha
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na escola Escola Indígena de Ensino Médio Joaquim Gatẽn Cassemiro, no município de Nonoai / RS e reflete sobre a importância do cuidado da natureza e a destinação correta do lixo. A pesquisa foi realizada sobre a contribuição dos saberes da cultura Kaingang e a interferência nos cuidados com a preservação do meio ambiente, aliando os saberes prévios com o conhecimento científico na Ciências da Natureza. A abordagem metodológica foi qualitativa, descritiva e exploratória. Para a coleta/construção dos dados foram utilizados como fontes de informação os alunos da comunidade indígena, do município de Nonoai-RS. O objetivo principal foi pesquisar e realizar ações sobre a destinação dos resíduos nessa comunidade. Os resultados são positivos em relação as ações realizadas na escola. Os diálogos com os alunos sobre os saberes da cultura Kaingang e sua relação com a natureza, possibilitou-os sensibilização sobre a destinação correta do lixo, e cuidados com a preservação da natureza, percebendo uma redução da destinação incorreta do lixo na comunidade indígena.
Abstract/Resumen: This course conclusion work was carried out at Escola Indígena de Ensino Médio Joaquim Gatẽn Cassemiro, in the municipality of Nonoai / RS and reflects on the importance of nature care and the correct disposal of garbage. The research was carried out on the contribution of the Kaingang culture knowledge and the interference in the care with the preservation of the environment, allying the previous knowledge with the scientific knowledge in Nature Sciences. The methodological approach was qualitative, descriptive and exploratory. For the collection/construction of the data, the students from the indigenous community of the municipality of Nonoai-RS were used as sources of information. The main objective was to research and carry out actions on waste disposal in this community. The results are positive in relation to the actions carried out in the school. The dialogues with the students about the Kaingang culture and its relationship with nature enabled them to be aware of the correct disposal of garbage, and to be careful with the preservation of nature, perceiving a reduction in the incorrect disposal of garbage in the indigenous community.
Palavras-chave: Comunidade indígena
Kaingang
Meio ambiente
Resíduos sólidos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3636
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELLO.pdf776,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.