Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3636
Type: | Monografia |
Título : | O lixo na comunidade indígena de Nonoai: possibilidade de construção de fundamentos de um saber social e escolar prudente |
Author: | Mello, Marcos de |
First advisor: | Kamanski, Angela Maria Baruffi |
metadata.dc.contributor.referee1: | Kamanski, Angela Maria Baruffi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ody, Leandro Carlos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Krebs, Jaqueline Teresinha |
Resume: | Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na escola Escola Indígena de Ensino Médio Joaquim Gatẽn Cassemiro, no município de Nonoai / RS e reflete sobre a importância do cuidado da natureza e a destinação correta do lixo. A pesquisa foi realizada sobre a contribuição dos saberes da cultura Kaingang e a interferência nos cuidados com a preservação do meio ambiente, aliando os saberes prévios com o conhecimento científico na Ciências da Natureza. A abordagem metodológica foi qualitativa, descritiva e exploratória. Para a coleta/construção dos dados foram utilizados como fontes de informação os alunos da comunidade indígena, do município de Nonoai-RS. O objetivo principal foi pesquisar e realizar ações sobre a destinação dos resíduos nessa comunidade. Os resultados são positivos em relação as ações realizadas na escola. Os diálogos com os alunos sobre os saberes da cultura Kaingang e sua relação com a natureza, possibilitou-os sensibilização sobre a destinação correta do lixo, e cuidados com a preservação da natureza, percebendo uma redução da destinação incorreta do lixo na comunidade indígena. |
Resumen : | This course conclusion work was carried out at Escola Indígena de Ensino Médio Joaquim Gatẽn Cassemiro, in the municipality of Nonoai / RS and reflects on the importance of nature care and the correct disposal of garbage. The research was carried out on the contribution of the Kaingang culture knowledge and the interference in the care with the preservation of the environment, allying the previous knowledge with the scientific knowledge in Nature Sciences. The methodological approach was qualitative, descriptive and exploratory. For the collection/construction of the data, the students from the indigenous community of the municipality of Nonoai-RS were used as sources of information. The main objective was to research and carry out actions on waste disposal in this community. The results are positive in relation to the actions carried out in the school. The dialogues with the students about the Kaingang culture and its relationship with nature enabled them to be aware of the correct disposal of garbage, and to be careful with the preservation of nature, perceiving a reduction in the incorrect disposal of garbage in the indigenous community. |
Palabras clave : | Comunidade indígena Kaingang Meio ambiente Resíduos sólidos |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3636 |
Fecha de publicación : | 2020 |
Aparece en las colecciones: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELLO.pdf | 776,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.