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Tipo: Monografia
Título: Educação do campo: evasão escolar na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Fág Mág
Autor(es): Paliano, Indiamara dos Santos
Primeiro Orientador: Santos, Almir Paulo dos
Primeiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Segundo membro da banca: Ody, Leandro Carlos
Terceiro membro da banca: Bonez, Juliane
Resumo: A evasão escolar é um dos grandes problemas atualmente enfrentados na aldeia. Há um grande índice de adolescentes que acabam evadindo da escola na passagem do ensino fundamental para o médio e até mesmo sem concluir primeiro o ensino fundamental. Algumas hipóteses podem estar associados a esses índices, dentre eles: a timidez dos alunos; a falta de estrutura familiar; a saída para a venda do artesanato; gravidez precoce; inserção de novas matérias; a entrada no mercado de trabalho; a metodologia utilizada no ensino/aprendizagem; o desinteresse; alunos com dificuldades cognitivas; alunos com dificuldades de interpretação de leitura, o que gera mais dificuldade de aprender conteúdos, por não estarem totalmente alfabetizados; vício em bebidas alcoólicas e necessidades financeiras. A presente pesquisa é referente a evasão escolar na escola do campo FÁG MÁG, localizada no município de Charrua, no Estado do Rio Grande do Sul. Tem por objetivo compreender quais são as principais causas e consequência que levam os alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Fág Mág, da terra indígena de Ligeiro a abandonarem o ensino escolar. O método de coleta de dados dar-se-á por meio de estudo da análise documental realizada junto a referida escolas sobre os estudantes evadidos (2014 a 2018) e de entrevista semiestruturada com gestor/a, professores/as, alguns ex-alunos da comunidade indígena, buscando compreender quais as principais razões da evasão e suas consequências a sua vida educacional e profissional. A análise dos resultados contribuirá para “identificar” possíveis alternativas para a redução da evasão escolar, contribuindo com a qualificação e diminuição da evasão, assegurando uma maior oportunidade para a inserção do Indígena no Ensino Superior. Evidenciou-se que a dificuldade na aprendizagem, a distorção idade-série, gravidez precoce dentre outras, são os principais elementos encontrados nessa pesquisa na escola indígena FÁG MÁG. Algumas ações são propostas, como o diálogo entre a escola e as famílias, aulas extraclasse para um melhor ensino aprendizagem. A evasão é um processo que envolve escolha, integração e comprometimento, entre a escola e a comunidade escolar. Esse pode ser um caminho possível para diminuir a evasão e avançar na qualidade educacional do Município.
Abstract/Resumen: School dropout is one of the major problems currently facing the village. There is a high rate of adolescents who end up dropping out of school from elementary to high school and even without completing elementary school. Some hypotheses may be associated with these indices, including: student shyness; the lack of family structure; the outlet for the sale of handicrafts; early pregnancy; insertion of new materials; entry into the labor market; the methodology used in teaching / learning; disinterest; students with cognitive difficulties; students with reading interpretation difficulties, which makes it more difficult to learn content because they are not fully literate; alcohol addiction; financial needs. The present research refers to school dropout at the FÁG MÁG field school, located in Charrua, Rio Grande do Sul State. They aim to understand what are the main causes and consequences that lead the students of the Indigenous State School Fundamental Fág Mág, from the indigenous land of Ligeiro leaving school. The method of data collection will be through the study of the documentary analysis carried out with the departed students' secretariat sector (2014 to 2018) and semi-structured interview with manager, teachers, some former students of the indigenous community, seeking to understand the main reasons for evasion and its consequences for their educational and professional life. The analysis of the results will contribute to “identify” possible alternatives for reducing school dropout, contributing to the qualification and reduction of dropout, ensuring a greater opportunity for the insertion of the Indigenous in Higher Education. It was evidenced that learning difficulties, age-grade distortion, early pregnancy, among others, are the main elements found in this research at the indigenous school FÁG MÁG. Some actions are proposed, such as dialogue between the school and families, extra-class classes for better teaching and learning. Dropout is a process that involves choice, integration and commitment between the school and the school community. This may be a possible way to reduce dropout and advance the educational quality of the municipality.
Palavras-chave: Evasão escolar
Comunidade indígena
Kaingang
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3638
Data do documento: 2020
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