Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3644
Type: Dissertação
Title: As expressões da questão social apresentadas na infrequência escolar
Author: Racoski, Franciele
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Valério, Mairon Escorsi
metadata.dc.contributor.referee3: Dourado, Ivan Penteado
Resume: O presente trabalho apresenta a dissertação do curso de pós-graduação stricto sensu para a obtenção do grau de Mestre Profissional em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem como tema de pesquisa a infrequência escolar e suas relações com as expressões da questão social dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paiol Grande, do município de Erechim, Rio Grande do Sul. O objetivo foi analisar a problemática da infrequência, com o intuito de criar um diagnóstico dos alunos infrequentes como produto final da pesquisa. Para tanto na pesquisa analisamos e identificamos suas possíveis causas. A análise dos casos de infrequência, teve como recurso metodológico um questionário estruturado, utilizado como fonte de coleta de dados, o qual foi aplicado aos estudantes e professores do Ensino Fundamental da escola. Os dados obtidos, a respeito das expressões da questão social apresentadas nos discursos dos participantes sobre infrequência escolar, foram submetidos a análise de conteúdo. Os resultados se assemelham quanto às expressões da questão social, entrelaçadas nos casos de alunos infrequentes. As manifestações mais presentes estão relacionadas à falta de comprometimento da família para com a educação dos filhos, às dificuldades socioeconômicas, e a ausência dos alunos em vislumbrarem uma perspectiva de futuro melhor, por intermédio da educação.
Abstract: The present work presents the dissertation of the stricto sensu postgraduate course to obtain the degree of Professional Master in Education by the Federal University of the South Frontier. It has as a research theme the school infrequency and its relations with the expressions of the students social question of the Municipal School of Paiol Grande, Erechim, Rio Grande do Sul. The objective was to analyze the problem of infrequency, with the purpose of creating a diagnosis of infrequent students as the final product of the research. For this in the research we analyze and identify its possible causes. The analysis of infrequency cases had as a methodological resource a structured questionnaire, used as a source of data collection, which was applied to students and teachers of elementary school. The data were submitted to content analysis. The results are similar to the expressions of the social question, intertwined in the cases of infrequent students. The most present manifestations are related to the lack of commitment of the family to the education of the children, to the socioeconomic difficulties, and the absence of the students in glimpsing a perspective of a better future, through education.
Keywords: Educação
Frequência escolar
Ensino Fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3644
Issue Date: 2019
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RACOSKI.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.