Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3653
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee2 | Dalagnol, Rosângela | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.creator | Vauchinski, Jaíne Bianca Leite | - |
dc.date | 2019-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T18:14:25Z | - |
dc.date.available | 2020-03-20T18:14:25Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3653 | - |
dc.description.resumo | A autonomia é um dos aspectos conquistados pelas crianças ao longo dos tempos, a partir do seu reconhecimento como sujeito histórico e de direitos (BRASIL, 2009) e se torna cada vez mais necessária na sociedade como parte do desenvolvimento pessoal. Levando em conta a relevância desse tema para a sociedade e em específico para os espaços escolares da Educação Infantil, esse trabalho se justifica por discutir a necessidade de formar sujeitos para se tornarem autônomos e capazes de agirem a partir de suas vontades e princípios. Considerando os dois eixos norteadores das práticas pedagógicas da Educação Infantil, que são as interações e as brincadeiras e os cinco campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a presente pesquisa propôs investigar como ocorre a conquista da autonomia das crianças de 3 e 4 anos de uma escola de Educação Infantil Privada do Município de Erechim/RS, a partir do desenvolvimento de situações pedagógicas. Foram planejadas três situações em consonância com os campos de experiência e com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico com autores que abordam conceitos de autonomia e experiências, para, em seguida, fazer a investigação das três situações, em que foi possível fazer uma observação e reflexão das pequenas, mas significativas conquistas das crianças na Educação Infantil no que se refere ao conceito de autonomia. Diante disso, verificou-se que as crianças conquistam sua autonomia por meio das experiências vivenciadas, em que espaços, tempos e materiais são organizados e previstos em consonância com suas características e singularidades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-12T11:14:23Z No. of bitstreams: 1 VAUCHINSKI.pdf: 1169317 bytes, checksum: 748e4434e3e479c34808ac8c3f46f302 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:14:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VAUCHINSKI.pdf: 1169317 bytes, checksum: 748e4434e3e479c34808ac8c3f46f302 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-20T18:14:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VAUCHINSKI.pdf: 1169317 bytes, checksum: 748e4434e3e479c34808ac8c3f46f302 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A conquista da autonomia da criança na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VAUCHINSKI.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.