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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Dalagnol, Rosângela-
dc.contributor.referee3Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.creatorVauchinski, Jaíne Bianca Leite-
dc.date2019-12-13-
dc.date.accessioned2020-03-20T18:14:25Z-
dc.date.available2020-03-20T18:14:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3653-
dc.description.resumoA autonomia é um dos aspectos conquistados pelas crianças ao longo dos tempos, a partir do seu reconhecimento como sujeito histórico e de direitos (BRASIL, 2009) e se torna cada vez mais necessária na sociedade como parte do desenvolvimento pessoal. Levando em conta a relevância desse tema para a sociedade e em específico para os espaços escolares da Educação Infantil, esse trabalho se justifica por discutir a necessidade de formar sujeitos para se tornarem autônomos e capazes de agirem a partir de suas vontades e princípios. Considerando os dois eixos norteadores das práticas pedagógicas da Educação Infantil, que são as interações e as brincadeiras e os cinco campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a presente pesquisa propôs investigar como ocorre a conquista da autonomia das crianças de 3 e 4 anos de uma escola de Educação Infantil Privada do Município de Erechim/RS, a partir do desenvolvimento de situações pedagógicas. Foram planejadas três situações em consonância com os campos de experiência e com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico com autores que abordam conceitos de autonomia e experiências, para, em seguida, fazer a investigação das três situações, em que foi possível fazer uma observação e reflexão das pequenas, mas significativas conquistas das crianças na Educação Infantil no que se refere ao conceito de autonomia. Diante disso, verificou-se que as crianças conquistam sua autonomia por meio das experiências vivenciadas, em que espaços, tempos e materiais são organizados e previstos em consonância com suas características e singularidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-12T11:14:23Z No. of bitstreams: 1 VAUCHINSKI.pdf: 1169317 bytes, checksum: 748e4434e3e479c34808ac8c3f46f302 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:14:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VAUCHINSKI.pdf: 1169317 bytes, checksum: 748e4434e3e479c34808ac8c3f46f302 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T18:14:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VAUCHINSKI.pdf: 1169317 bytes, checksum: 748e4434e3e479c34808ac8c3f46f302 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA conquista da autonomia da criança na Educação Infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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