Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3653
Type: Monografia
Title: A conquista da autonomia da criança na Educação Infantil
Author: Vauchinski, Jaíne Bianca Leite
First advisor: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee1: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Dalagnol, Rosângela
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Flávia Burdzinski de
Resume: A autonomia é um dos aspectos conquistados pelas crianças ao longo dos tempos, a partir do seu reconhecimento como sujeito histórico e de direitos (BRASIL, 2009) e se torna cada vez mais necessária na sociedade como parte do desenvolvimento pessoal. Levando em conta a relevância desse tema para a sociedade e em específico para os espaços escolares da Educação Infantil, esse trabalho se justifica por discutir a necessidade de formar sujeitos para se tornarem autônomos e capazes de agirem a partir de suas vontades e princípios. Considerando os dois eixos norteadores das práticas pedagógicas da Educação Infantil, que são as interações e as brincadeiras e os cinco campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a presente pesquisa propôs investigar como ocorre a conquista da autonomia das crianças de 3 e 4 anos de uma escola de Educação Infantil Privada do Município de Erechim/RS, a partir do desenvolvimento de situações pedagógicas. Foram planejadas três situações em consonância com os campos de experiência e com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico com autores que abordam conceitos de autonomia e experiências, para, em seguida, fazer a investigação das três situações, em que foi possível fazer uma observação e reflexão das pequenas, mas significativas conquistas das crianças na Educação Infantil no que se refere ao conceito de autonomia. Diante disso, verificou-se que as crianças conquistam sua autonomia por meio das experiências vivenciadas, em que espaços, tempos e materiais são organizados e previstos em consonância com suas características e singularidades.
Keywords: Educação Infantil
Autonomia
Aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3653
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VAUCHINSKI.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.