Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3654
Tipo: Monografia
Título: Jogos matemáticos no ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Conte, Letícia
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Richit, Adriana
Terceiro membro da banca: Poletto, Mírian Eugênia Meneguello
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a importância dos jogos matemáticos, para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental e averiguar de qual forma os jogos contribuem no desenvolvimento das crianças. Por tanto, é necessário compreender quais são as contribuições dos jogos como sendo materiais potencializadores para o ensino da matemática. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter exploratória-interpretativa e descritiva. A metodologia utilizada tem base bibliográfica, a partir de leituras relacionadas ao tema escolhido e da busca por materiais bibliográficos, como em monografias, livros e artigos, na busca de reflexões teóricas referente a temática, e documental, a partir da análise do relatório de estágio dos anos iniciais do ensino fundamental, para correlação e articulação com a pesquisa, assinalando as concordâncias pertinentes aos jogos matemáticos e sua importância no desenvolvimento das crianças. Como resultado constatamos que os jogos matemáticos auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças em sua plenitude, visto que estimulam a interação, o trabalho colaborativo, construção de conceitos, estratégias, observação, construção de conhecimento, autonomia, autoconfiança, dentre outros aspectos que foram encontrados. Nesse sentido, cabe aos educadores oportunizarem e promoverem, em parceria com as crianças, situações de aprendizagem que sejam significativas e ao mesmo tempo interativas, por meio de materiais potencializadores, como os jogos, para que a criança tenha a liberdade de criação e expressão para o desenvolvimento de aprendizagens. Assim, é possível afirmar que o usos de materiais potencializadores estimulam as crianças, para o desenvolvimento das crianças e aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem
Crianças
Desenvolvimento infantil
Jogos matemáticos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3654
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONTE.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.