Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3654
Type: | Monografia |
Title: | Jogos matemáticos no ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Author: | Conte, Letícia |
First advisor: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee1: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee2: | Richit, Adriana |
metadata.dc.contributor.referee3: | Poletto, Mírian Eugênia Meneguello |
Resume: | O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a importância dos jogos matemáticos, para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental e averiguar de qual forma os jogos contribuem no desenvolvimento das crianças. Por tanto, é necessário compreender quais são as contribuições dos jogos como sendo materiais potencializadores para o ensino da matemática. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter exploratória-interpretativa e descritiva. A metodologia utilizada tem base bibliográfica, a partir de leituras relacionadas ao tema escolhido e da busca por materiais bibliográficos, como em monografias, livros e artigos, na busca de reflexões teóricas referente a temática, e documental, a partir da análise do relatório de estágio dos anos iniciais do ensino fundamental, para correlação e articulação com a pesquisa, assinalando as concordâncias pertinentes aos jogos matemáticos e sua importância no desenvolvimento das crianças. Como resultado constatamos que os jogos matemáticos auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças em sua plenitude, visto que estimulam a interação, o trabalho colaborativo, construção de conceitos, estratégias, observação, construção de conhecimento, autonomia, autoconfiança, dentre outros aspectos que foram encontrados. Nesse sentido, cabe aos educadores oportunizarem e promoverem, em parceria com as crianças, situações de aprendizagem que sejam significativas e ao mesmo tempo interativas, por meio de materiais potencializadores, como os jogos, para que a criança tenha a liberdade de criação e expressão para o desenvolvimento de aprendizagens. Assim, é possível afirmar que o usos de materiais potencializadores estimulam as crianças, para o desenvolvimento das crianças e aprendizagem. |
Keywords: | Aprendizagem Crianças Desenvolvimento infantil Jogos matemáticos |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3654 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.