Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3655
Tipo: | Monografia |
Título: | A pedagogia da autonomia na Educação Infantil: diretrizes pedagógicas da proposta de Paulo Freire, Madalena Freire, Loris Malaguzzi e Emmi Pikler |
Autor(es): | Moraes, Fernanda Siqueira |
Primeiro Orientador: | Loss, Adriana Salete |
Primeiro membro da banca: | Loss, Adriana |
Segundo membro da banca: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Terceiro membro da banca: | Dalagnol, Rosângela |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia se intitula como Pedagogia da autonomia na Educação Infantil: Diretrizes Pedagógicas na perspectiva de Paulo Freire, Madalena Freire, Loriz Malaguzzi e Emmi Pikler e parte da curiosidade a respeito das práticas de observações na Educação Infantil e através do componente curricular de Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O estudo tem por objetivo identificar e analisar as diretrizes pedagógicas da autonomia na Educação Infantil abordadas por Paulo Freire e Madalena Freire, Malaguzzi e Pikler. A metodologia utilizada neste trabalho se deu por meio da leitura de livros e artigos, se caracterizando como pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório-interpretativo. Como resultados desta investigação observaram-se os grandes avanços da valorização da criança na sociedade e nas instituições de Educação Infantil, destacando a necessidade de trabalhar com as crianças experiências significativas para a construção da autonomia. Diante dos resultados encontrados, e com base nas teorias abordadas por cada autor, notaram-se muitas semelhanças na maneira de desenvolver cada uma delas, pois cada uma possui uma característica central, seja o protagonismo; o brincar; as experiências; o diálogo; a escuta ou a afetividade e se aproximam na prática pedagógica, local em que as tais teorias se unificam de maneira indissociável. |
Palavras-chave: | Pedagogia Educação Infantil Crianças Autonomia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3655 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORAES.pdf | 565,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.