Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3655
Tipo: Monografia
Título: A pedagogia da autonomia na Educação Infantil: diretrizes pedagógicas da proposta de Paulo Freire, Madalena Freire, Loris Malaguzzi e Emmi Pikler
Autor(es): Moraes, Fernanda Siqueira
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Terceiro membro da banca: Dalagnol, Rosângela
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia se intitula como Pedagogia da autonomia na Educação Infantil: Diretrizes Pedagógicas na perspectiva de Paulo Freire, Madalena Freire, Loriz Malaguzzi e Emmi Pikler e parte da curiosidade a respeito das práticas de observações na Educação Infantil e através do componente curricular de Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O estudo tem por objetivo identificar e analisar as diretrizes pedagógicas da autonomia na Educação Infantil abordadas por Paulo Freire e Madalena Freire, Malaguzzi e Pikler. A metodologia utilizada neste trabalho se deu por meio da leitura de livros e artigos, se caracterizando como pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório-interpretativo. Como resultados desta investigação observaram-se os grandes avanços da valorização da criança na sociedade e nas instituições de Educação Infantil, destacando a necessidade de trabalhar com as crianças experiências significativas para a construção da autonomia. Diante dos resultados encontrados, e com base nas teorias abordadas por cada autor, notaram-se muitas semelhanças na maneira de desenvolver cada uma delas, pois cada uma possui uma característica central, seja o protagonismo; o brincar; as experiências; o diálogo; a escuta ou a afetividade e se aproximam na prática pedagógica, local em que as tais teorias se unificam de maneira indissociável.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação Infantil
Crianças
Autonomia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3655
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORAES.pdf565,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.