Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3655| Type: | Monografia |
| Title: | A pedagogia da autonomia na Educação Infantil: diretrizes pedagógicas da proposta de Paulo Freire, Madalena Freire, Loris Malaguzzi e Emmi Pikler |
| Author: | Moraes, Fernanda Siqueira |
| First advisor: | Loss, Adriana Salete |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Loss, Adriana |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Dalagnol, Rosângela |
| Resume: | O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia se intitula como Pedagogia da autonomia na Educação Infantil: Diretrizes Pedagógicas na perspectiva de Paulo Freire, Madalena Freire, Loriz Malaguzzi e Emmi Pikler e parte da curiosidade a respeito das práticas de observações na Educação Infantil e através do componente curricular de Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O estudo tem por objetivo identificar e analisar as diretrizes pedagógicas da autonomia na Educação Infantil abordadas por Paulo Freire e Madalena Freire, Malaguzzi e Pikler. A metodologia utilizada neste trabalho se deu por meio da leitura de livros e artigos, se caracterizando como pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório-interpretativo. Como resultados desta investigação observaram-se os grandes avanços da valorização da criança na sociedade e nas instituições de Educação Infantil, destacando a necessidade de trabalhar com as crianças experiências significativas para a construção da autonomia. Diante dos resultados encontrados, e com base nas teorias abordadas por cada autor, notaram-se muitas semelhanças na maneira de desenvolver cada uma delas, pois cada uma possui uma característica central, seja o protagonismo; o brincar; as experiências; o diálogo; a escuta ou a afetividade e se aproximam na prática pedagógica, local em que as tais teorias se unificam de maneira indissociável. |
| Keywords: | Pedagogia Educação Infantil Crianças Autonomia |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3655 |
| Issue Date: | 2019 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MORAES.pdf | 565.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.