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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3662
Tipo: | Monografia |
Título: | "Ela é forte porque é, é preciosa!": relações entre crianças e natureza na Educação Infantil |
Autor(es): | Snicheloto, Ivone |
Primeiro Orientador: | Souza, Flávia Burdzinski de |
Primeiro membro da banca: | Souza, Flávia Burdzinski de |
Segundo membro da banca: | Klosinski, Daniele Vanessa |
Terceiro membro da banca: | Santin, Mônica |
Resumo: | A pesquisa propõe um estudo sobre o tema ―Crianças e natureza: brincar, interagir e aprender na Educação Infantil‖, objetivando investigar como as crianças interagem e significam sua participação na natureza. A relação das crianças com a natureza é considerada estritamente importante na atualidade, visto que essa prática tornou-se restrita, pois a era tecnológica afasta as crianças do meio natural. Nesse sentido, faz-se necessário aproximar as crianças da natureza, dando a oportunidade de experenciarem momentos de interações e brincadeiras com seus pares, a fim de que se tornem cidadãos conscientes em relação ao cuidado com a natureza. Com base nisso, o problema que origina essa pesquisa é ―De que maneira a escola de Educação Infantil pode contribuir para aproximar as crianças da natureza na atualidade?‖ Assim, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica e documental usou como fonte livros, artigos, teses, dissertações, documentos e legislações federais que tratam da discussão da temática. Na pesquisa de campo houve a participação ativa das crianças, e três formas de produção de dados foram utilizadas: imagens, observações e entrevistas, realizadas durante os anos de 2018 e 2019, por meio de intervenções na área verde da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, do município de Erechim/RS, com um grupo de nove crianças de 4 e 5 anos. Dessa maneira, o estudo primeiramente apresenta o contexto histórico sobre Educação Infantil e concepções de crianças, infâncias e uma breve discussão sobre os eixos norteadores do currículo, interações e brincadeira (BRASIL, 2009a). Em seguida, buscou-se o que os documentos do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação abordam sobre a importância da relação crianças e natureza, apontando esse elo como necessário para brincar, aprender e interagir na Educação Infantil. No quarto capítulo é apresentada a análise dos dados, produzidos na pesquisa de campo, enfatizando as vivências, descobertas, interações e aprendizagens das crianças que viveram experiências significativas por meio do brincar, criar e imaginar com os elementos da natureza, durante o estágio em Educação Infantil e posteriormente em intervenções continuas no espaço da área verde. Com os dados reunidos, conclui-se que as respostas e vivências das crianças dialogam e se relacionam entre si, enfatizando a área verde da escola como o lugar onde elas imaginam e criam com os elementos da natureza. A pesquisa reconhece a importância da relação das crianças com a natureza para o seu desenvolvimento integral, para a criação e recriação de brincadeiras, para as interações e significações com seus pares, contribuindo assim para o ―desemparedamento‖ da infância (TIRIBA, 2018). Além disso, a interação com a natureza promove a conscientização da importância de preservar o meio ambiente para melhorar o mundo em que vivemos, contribuindo para o bem-estar e a saúde das crianças. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Crianças Natureza Brincadeiras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3662 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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