Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3663
Tipo: Monografia
Título: Pedagogia de projetos e pedagogia das infâncias: percepções de sensíveis encontros
Autor(es): Dal Soglio, Maiqueli
Primeiro Orientador: Campos, Marcia Farinella Soares de
Primeiro membro da banca: Campos, Marcia Farinella Soares de
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Terceiro membro da banca: Bertasi, Andressa Thaís Favero
Resumo: O presente trabalho tem por tema a Pedagogia de Projetos na Educação Infantil, e objetiva compreender de que forma a Pedagogia de Projetos pode abordar uma Pedagogia pautada nas Infâncias nesta etapa. Para tal, metodologicamente, realiza-se uma pesquisa de abordagem qualitativa. Fazendo parte desta abordagem, primeiramente conceitua-se, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, acerca de estudos sobre crianças e Infâncias englobadas na etapa da Educação Infantil, tendo como principais autores Oliveira-Formozinho; Kishimotto e Pinazza (2007); Barbosa e Horn (2008); Ariés (1981) e Corraza (2002), bem como teoriza-se sobre concepções acerca da proposta da Pedagogia de Projetos envoltos nos estudos sobre as Infâncias, dos quais Katz (2005), Hernández e Ventura (1998), Edwards (1998), Ostetto (2000), Boutinet (2002), Helm e Beneke (2005), e mais uma vez Barbosa e Horn (2008) serão centrais nas reflexões. Em segunda instância, apresenta-se um relato de pesquisa de campo que, através da pesquisa participante, buscou perceber que diferentes vieses permeiam o desenvolvimento de um projeto num espaço educativo. Ao final, conclui-se que há evidências da possibilidade da Pedagogia de Projetos em contribuir significativamente para com uma Pedagogia pautada nas Infâncias, visto que pode abranger diferentes vieses como a participação ativa das crianças, a escuta às suas ideias, oportunizando-as o exercício pleno de suas culturas, sendo que nos projetos as crianças têm oportunidade para fazer questionamentos, hipotetizar, pesquisar e encantar-se com cada descoberta.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação Infantil
Projeto educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3663
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOGLIO.pdf913,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.