Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3663| Type: | Monografia |
| Title: | Pedagogia de projetos e pedagogia das infâncias: percepções de sensíveis encontros |
| Author: | Dal Soglio, Maiqueli |
| First advisor: | Campos, Marcia Farinella Soares de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Campos, Marcia Farinella Soares de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Bertasi, Andressa Thaís Favero |
| Resume: | O presente trabalho tem por tema a Pedagogia de Projetos na Educação Infantil, e objetiva compreender de que forma a Pedagogia de Projetos pode abordar uma Pedagogia pautada nas Infâncias nesta etapa. Para tal, metodologicamente, realiza-se uma pesquisa de abordagem qualitativa. Fazendo parte desta abordagem, primeiramente conceitua-se, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, acerca de estudos sobre crianças e Infâncias englobadas na etapa da Educação Infantil, tendo como principais autores Oliveira-Formozinho; Kishimotto e Pinazza (2007); Barbosa e Horn (2008); Ariés (1981) e Corraza (2002), bem como teoriza-se sobre concepções acerca da proposta da Pedagogia de Projetos envoltos nos estudos sobre as Infâncias, dos quais Katz (2005), Hernández e Ventura (1998), Edwards (1998), Ostetto (2000), Boutinet (2002), Helm e Beneke (2005), e mais uma vez Barbosa e Horn (2008) serão centrais nas reflexões. Em segunda instância, apresenta-se um relato de pesquisa de campo que, através da pesquisa participante, buscou perceber que diferentes vieses permeiam o desenvolvimento de um projeto num espaço educativo. Ao final, conclui-se que há evidências da possibilidade da Pedagogia de Projetos em contribuir significativamente para com uma Pedagogia pautada nas Infâncias, visto que pode abranger diferentes vieses como a participação ativa das crianças, a escuta às suas ideias, oportunizando-as o exercício pleno de suas culturas, sendo que nos projetos as crianças têm oportunidade para fazer questionamentos, hipotetizar, pesquisar e encantar-se com cada descoberta. |
| Keywords: | Pedagogia Educação Infantil Projeto educacional |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3663 |
| Issue Date: | 2019 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SOGLIO.pdf | 913.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.