Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3668
Type: | Monografia |
Title: | Ler e escrever para quê? leitura e escrita na perspectiva de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Author: | Berlanda, Tania |
First advisor: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Flávia Burdzinski de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Javornik, Guacira |
Resume: | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática Leitura e escrita na perspectiva de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as concepções de crianças de 1º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Erechim/RS. Nesse sentido, é necessário considerar como as crianças pensam sobre os processos de leitura e de escrita, entendendo que suas concepções têm muito a agregar na formação do Pedagogo frente ao seu futuro público de atuação. Além disso, é importante oportunizar espaços para diálogos com as crianças, e não somente sobre elas, ainda mais quando se tratam de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as quais se encontram menos presentes em pesquisas. Nesse TCC busca-se investigar como crianças de 1º e 5º ano da rede pública de ensino do município de Erechim/RS compreendem a função da leitura e da escrita e identificar como os documentos legais que regem a educação e pesquisas realizadas nos últimos anos apresentam o trabalho com leitura e escrita com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além do mais, pretende-se compreender o processo de leitura e de escrita, apresentando as maneiras como as crianças pensam e concebem a função da leitura e da escrita, analisando a diversidade de opiniões das crianças que estão ingressando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de crianças que já leem e escrevem convencionalmente. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, na qual foi realizada também investigação com crianças em uma pesquisa de campo. Para tal, tiveram suas gravações transcritas e foram analisadas pela Análise de Conteúdo. Realizou-se a análise a partir das concepções das crianças, as quais foram categorizadas em: (a) função escolar da leitura e da escrita e (b) função da leitura e da escrita para além dos muros escolares. Após leitura atenta das respostas das crianças na análise dos dados, este estudo revelou que um maior grupo de crianças compreende a leitura e a escrita para além dos espaços escolares, acreditando na importância dessas práticas em outros espaços. Conclui-se que as crianças de 1º ano, em sua maioria, apresentam uma concepção de que leitura e escrita são práticas realizadas prioritariamente dentro da escola, já as crianças de 5º ano reconhecem a leitura e a escrita nos espaços sociais, direcionando suas concepções sobre a função da leitura e da escrita como práticas necessárias para entrada no mercado de trabalho. Por fim, o trabalho ainda conta com proposições de como abordar a leitura e a escrita em sala de aula, levando em consideração as experiências do meio social vividas pelas crianças. |
Keywords: | Leitura Escrita Crianças Ensino Fundamental Pesquisa educacional |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3668 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BERLANDA.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.