Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3668
Tipo: Monografia
Título: Ler e escrever para quê? leitura e escrita na perspectiva de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Berlanda, Tania
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Segundo membro da banca: Souza, Flávia Burdzinski de
Terceiro membro da banca: Javornik, Guacira
Resumo: A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática Leitura e escrita na perspectiva de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as concepções de crianças de 1º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Erechim/RS. Nesse sentido, é necessário considerar como as crianças pensam sobre os processos de leitura e de escrita, entendendo que suas concepções têm muito a agregar na formação do Pedagogo frente ao seu futuro público de atuação. Além disso, é importante oportunizar espaços para diálogos com as crianças, e não somente sobre elas, ainda mais quando se tratam de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as quais se encontram menos presentes em pesquisas. Nesse TCC busca-se investigar como crianças de 1º e 5º ano da rede pública de ensino do município de Erechim/RS compreendem a função da leitura e da escrita e identificar como os documentos legais que regem a educação e pesquisas realizadas nos últimos anos apresentam o trabalho com leitura e escrita com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além do mais, pretende-se compreender o processo de leitura e de escrita, apresentando as maneiras como as crianças pensam e concebem a função da leitura e da escrita, analisando a diversidade de opiniões das crianças que estão ingressando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de crianças que já leem e escrevem convencionalmente. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, na qual foi realizada também investigação com crianças em uma pesquisa de campo. Para tal, tiveram suas gravações transcritas e foram analisadas pela Análise de Conteúdo. Realizou-se a análise a partir das concepções das crianças, as quais foram categorizadas em: (a) função escolar da leitura e da escrita e (b) função da leitura e da escrita para além dos muros escolares. Após leitura atenta das respostas das crianças na análise dos dados, este estudo revelou que um maior grupo de crianças compreende a leitura e a escrita para além dos espaços escolares, acreditando na importância dessas práticas em outros espaços. Conclui-se que as crianças de 1º ano, em sua maioria, apresentam uma concepção de que leitura e escrita são práticas realizadas prioritariamente dentro da escola, já as crianças de 5º ano reconhecem a leitura e a escrita nos espaços sociais, direcionando suas concepções sobre a função da leitura e da escrita como práticas necessárias para entrada no mercado de trabalho. Por fim, o trabalho ainda conta com proposições de como abordar a leitura e a escrita em sala de aula, levando em consideração as experiências do meio social vividas pelas crianças.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Crianças
Ensino Fundamental
Pesquisa educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3668
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERLANDA.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.