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Type: Monografia
Título : As possibilidades e os desafios do trabalho com alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista na perspectiva de professores do norte do Rio Grande do Sul
Author: Jandt, Eunice Marli
First advisor: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee2: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee3: Torres, Maria Salete de Moura
Resume: O presente estudo tem como tema As Possibilidades e os Desafios do Trabalho com Alfabetização de Crianças com Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva de Professores do Norte do Rio Grande do Sul. O objetivo geral é investigar as possibilidades e os desafios da alfabetização de crianças com autismo na perspectiva de professores do norte do Rio Grande do Sul, sendo os objetivos específicos entender o conceito de Autismo, qualificar as pesquisas relacionadas com a alfabetização da criança com Autismo, relacionar as características da inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de alfabetização, compreender como a alfabetização pode contribuir para o desenvolvimento de um aluno com Transtorno do Espectro Autista e caracterizar os métodos de alfabetização utilizados por professores do norte do Rio Grande do Sul no trabalho com crianças com autismo. Estudos realizados por Ana Maria S. Rios de Mello (2001), Wing e Gould (1979) e descritos também no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (2014), entre outros, apontam que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma deficiência que interfere na comunicação, na imaginação e na interação, dificultando, assim, o desenvolvimento da criança. Os autores mais utilizados na pesquisa foram Nascimento (2016), Bruno (2016), Farias (2017), Lima (2017), Garcia (2018), Battisti; Heck (2015); Perin (2015), Machado; Luterek (2016), Epifanio (2018), Camargo (2015), Gil (1946), Morosini (2014), bem como leis que dão fundamentos para a inclusão de pessoas com autismo. Os métodos utilizados para a pesquisa foram Revisão Bibliográfica, Análise Documental, Estado de Conhecimento e Pesquisa de Campo com realização de entrevistas semiestruturadas com seis professores regentes de turma e cinco bidocentes que estão atuando na fase de alfabetização na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti – Erechim/RS e uma professora que atua no município de Erechim/RS, totalizando 12 docentes entrevistadas. Após a realização das entrevistas, foi feita a Análise de Conteúdo das respostas dos questionários sobre a inclusão e a alfabetização de crianças com autismo. As professoras entrevistadas, em sua maioria, utilizam o método tradicional, porém completam suas respostas afirmando que fazem uma mistura de métodos. As possibilidades de alfabetizar crianças com autismo relatadas pelas professoras entrevistadas estão direcionadas para o fato de acreditarem que crianças com autismo possuem capacidade de serem alfabetizadas, dependendo do grau de autismo que apresentam. Destacam, ainda, como possibilidades a defesa de que essas crianças são inteligentes, cheias de possibilidades. O apoio da família e da escola, aceitação e ajuda dos colegas em sala de aula são relatos que possibilitam a alfabetização desta criança. Por meio das entrevistas e dos referenciais teóricos, pode-se afirmar que as possibilidades de se alfabetizar uma criança com TEA são inúmeras, assim como os desafios também são muitos. Os desafios apontados pelas professoras se referem ao fato de que crianças com autismo são capazes de aprender a ler e a escrever, dependendo do grau de autismo que a criança possui e se é acompanhada ou não por alguma comorbidade. Conclui-se que a alfabetização dá às crianças a possibilidade de um desenvolvimento integral e autônomo, resultando participação social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista na sociedade.
Palabras clave : Transtorno do espectro autista
Autismo
Alfabetização
Inclusão escolar
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3671
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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