Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3672
Type: Monografia
Title: A alfabetização na perspectiva construtivista: concepções de professores de cursos de pedagogia de Erechim/RS
Author: Lenhardt, Diana
First advisor: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee2: Marquezan, Fernanda Figueira
metadata.dc.contributor.referee3: Loss, Adriana Salete
Resume: As transformações nos aspectos sociais ocorridas ao longo dos anos desencadearam possibilidades de buscar conhecimento, partindo das experiências, dos erros, das tentativas e do não conformismo em relação ao que temos certeza que pode ser aprimorado, a fim de alcançar melhores resultados para o desenvolvimento humano. Assim, diante destas colocações, é possível citar o campo educacional como uns dos principais aspectos sociais que necessitam de melhores resultados, principalmente quando pensamos diretamente na educação brasileira, que aponta para altos índices de analfabetismo funcional entre sua população, impedindo a autonomia do indivíduo enquanto sujeito crítico social. Buscando novas realidades para este cenário, a presente pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a Alfabetização na perspectiva Construtivista, entendendo como professores de cursos de Pedagogia da Universidade Federal Fronteira Sul, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e da Faculdade Anglicana de Erechim, situadas no município de Erechim/RS compreendem o construtivismo e como ele pode contribuir para melhores resultados no campo educacional, visto que muito ainda precisa ser feito para que se consiga alcançar índices favoráveis que apontem melhorias na educação. Assim sendo, o tema deste trabalho compreende especificamente a “Alfabetização na perspectiva Construtivista”. Para desenvolver este Trabalho de Conclusão de Curso, se fez necessária a realização de uma pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos, teses e documentos científicos referentes ao tema em questão, a elaboração e distribuição de um questionário, com cinco questões sobre alfabetização e construtivismo, para professores de cursos de Pedagogia do município de Erechim/RS e uma Análise de Conteúdo das respostas dos questionários fundamentada em Bardin (1977), que frisa a categorização das respostas e a estruturação das mesmas. Com a coleta dos dados, foi possível constatar que as professoras consideram o construtivismo como uma possibilidade de facilitar a aprendizagem, demonstrando um bom conhecimento sobre o mesmo, porém ainda centralizam o processo de alfabetização nos métodos de ensino, chegando a colocar a teoria construtivista, em muitas de suas respostas, como um método de ensino. Pode-se concluir que, apesar das respostas indicarem um bom conhecimento sobre a teoria construtivista, ainda há o pensamento de que, para alfabetizar uma criança, é necessário que o professor faça uso de uma metodologia específica, caso contrário, o professor ficaria sem uma direção dentro da sala de aula, logo, seu desempenho profissional seria comprometido.
Keywords: Alfabetização
Construtivismo
Teoria da aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3672
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LENHARDT.pdf703,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.