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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A formação docente e a identidade profissional: relações entre o passado e o presente
Título(s) alternativo(s): Teacher training and professional identity: relations between the past and present
Autor(es): Rollwagen, Géssica
Schneider, Suzieli Aparecida
Primeiro Orientador: Santos, Camila de Fátima Soares dos
Resumo: O presente artigo tem como tema a formação docente e a identidade profissional, com o objetivo de realizar um estudo sobre a formação de professores para compreender aspectos históricos, políticos e sociais da profissão, bem como sua relação com o conceito de identidade profissional. Para alcançar o objetivo proposto, a abordagem metodológica utilizada foram as pesquisas qualitativa, bibliográfica e documental, apoiadas em referências teóricas sobre o tema. Através da reflexão do percurso histórico docente, os estudos apontam para as recorrentes mudanças no conceito de identidade do professor, resultado das significações sócias da profissão, considerando que a identidade docente é um processo dinâmico de construção e reconstrução ao longo das experiências profissionais, nascendo das identificações feitas com o ofício ao longo da vida. Os resultados apresentaram que não é possível categorizar a identidade do professor, pois, na história brasileira, as políticas de formação evidenciam sucessivas mudanças e reformas, considerando a identidade docente não como um processo estático, mas de caráter dinâmico, como prática social.
Abstract/Resumen: The present article has as its theme the teacher education and the professional language, with the objective of conducting a study about the formation of teachers to understand the historical, politics and social aspects of the profession, and their relation with the concept of professional identification. To achieve it, the methodological approach was a qualitative, bibliographical and documentary research, supported in theoretical references about the subject. Through the reflection of the history of teaching, the studies point the recurrent changes in the sense of teacher identity, a result of the social signification of the profession, considering that the teacher’s identity is a dynamic process of construction and reconstruction throughout the professional experiences, raising from the identifications is made with lifelong action. The results show that it is not possible to categorize the teacher identity, because in Brazilian history, teacher education policies show changes and changes, considering the teacher identity not as a static process, but as a social practice.
Palavras-chave: Formação de professores
Identidade profissional
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3678
Data do documento: 2019
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