Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3684
Type: Artigo Cientifico
Title: Imagens do brincar: um olhar para a transição da educação infantil para o ensino fundamental
Author: Carnieletto, Jaqueline
Nunes, Priscila
First advisor: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
Resume: A pesquisa está ancorada nas bases teóricas dos Estudos da Infância e aborda o tema do brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. O estudo teve como objetivo, principalmente, investigar como vem se desenvolvendo a construção da cultura do brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que consistiu em uma imersão no contexto escolar, onde foram realizadas três visitas semanais, totalizando 6 visitas, em um Centro de Educação Infantil – CEIM e em uma escola estadual, ambas localizadas em Chapecó-SC. Através de observação participativa de todos os momentos lúdicos identificados, as pesquisadoras produziram fotografias e notas de campo. De acordo com as análises dos dados coletados, constatou-se que no ensino fundamental o brincar é bem reduzido na rotina da turma, e o processo de aprendizagem está fortemente voltado para a alfabetização. Por outro lado, na educação infantil as atividades são conduzidas de forma lúdica e o brincar é muito presente no cotidiano das crianças. Para que ocorresse de fato uma transição entre essas etapas escolares, esses momentos do brincar, tão presentes na educação infantil, precisariam permanecer no primeiro ano do ensino fundamental, como forma de respeito à criança e reconhecimento das especificidades da infância.
Abstract: The present research is based in Childhood Studies and it aims the playing in Kindergarten to Elementary School. The study aims, at first, to investigate how the development of the culture of playing is in that transition phase. It is a qualitative research, which mark ethnographical research, which was an immersion in the school context, where it was realized three visits in a week, totaling six visits in a Centro de Educação Infantil CEIM and in a State School, both of them located in Chapecó. Through this participative observation, all the leisure moments were identified. The researchers took pictures and made field notes. According to the data collection analyses, it was verified that: in the Elementary school, the playing is reduce during the routine in the classroom and the process of learning is aimed to the literacy. On the other hand, in Kindergarten, the activities are conducted in a very leisure way and the playing is a routine in the daily school life of the children. To have a real transition among these scholar steps, these playing moments, which are so intense in Kindergarten, it would be needed to continue in the first grade of the Elementary School, in a way to respect the children and to recognize the specific needs of the childhood.
Keywords: Pedagogia
Educação infantil
Ensino fundamental
Recreação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3684
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARNIELETTO.pdf697.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.