Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3729
Tipo: Monografia
Título: Qualidade e perdas fermentativas de silagem de milho (zea mays) tratado com aditivo bacteriano, glicerina bruta e ureia
Autor(es): Carlotto, Alessandro Henrique
Primeiro Orientador: Dias, Juliano Cesar
Resumo: A principal fonte alimentar do rebanho bovino dos países tropicais é a pastagem, contudo, essas forrageiras sofrem com a estacionalidade, desta forma o método de ensilagem torna-se viável e prático. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos dos diferentes aditivos sobre a composição química e as perdas fermentativas de silagem de milho. As análises foram realizadas a partir da matéria ensilada em microsilos com válvula do tipo Bunsen e das metodologias utilizadas em laboratório para análise bromatológica do alimento. A inclusão de glicerina bruta reduziu os teores de proteína bruta na silagem, pelo fato do aditivo possuir características que elevam os níveis energéticos das silagens. Para as silagens tratadas com aditivo microbiano e glicerina + aditivo microbiano, os valores observados para as diferentes variáveis ficaram próximas da silagem controle. A partir dos aditivos utilizados conclui-se que o tratamento com ureia aumentou consideravelmente o teor de proteína bruta da massa ensilada. Podendo assim ser classificado como aditivo interessante na confecção de silagem de milho, corrigindo o baixo teor de proteína bruta. Mostrando-se eficiente quanto aos valores dos demais nutrientes.
Palavras-chave: Ensilagem
Milho
Aditivos alimentares para animal
Forragem
Nutrição animal
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3729
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOTTO.pdf341,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.