Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3795
Type: | Dissertação |
Título : | Semelhança de triângulos: um estudo propositivo atráves do Scratch |
Author: | Horbach, Ivan Carlos |
First advisor: | Reichert, Janice Teresinha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sombrio, Graziela de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marcon, Divane |
Resume: | O termo “Pensamento Computacional” foi introduzido por Jeannete Wing em 2006como uma habilidade que envolve a resolução de problemas, compreensão do com-portamento humano e abstração de ideias. Uma das formas de abordagem do Pensamento Computacional na Educação Básica é a utilização de softwares de introdução à programação, como por exemplo o Scratch. Neste sentido, com fundamentação teórica na Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas ideias do Construcionismo de Papert, este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de umas equência didática, que utilizou como ferramenta o Scratch para a aprendizagem doconteúdo de semelhança de triângulos. O estudo de caso, com duração de 20 horas-aula, ocorreu com uma turma do 9ºano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para a coleta de dados utilizou-se questionários, antes e após a aplicação da sequência didática e a elaboração de um projeto final pelos participantes. A análise dos resultados, realizada de forma qualitativa, destacou o processo de aprendizagem significativa, segundo Ausubel, do conteúdo de semelhança de triângulos. |
Resumen : | The expression “Computational Thinking” was introduced by Jeannete Wing in 2006 asa skill that involves problem-solving, understanding human behavior and abstraction ofideas. One of the ways of approaching “Computational Thinking” in Basic Educationis the use of software to the introduce programming, such as Scratch. Therefore,with theoretical basis in Ausubel’s Meaningful Learning and in the ideas of Papert’sConstructionism, this work presents the results of the elaboration and application of adidactic sequence, which used Scratch as a tool for learning the similarity content oftriangles. The case study, with a duration of 20 hours in class, occurred with studentsfrom the 9thgrade of Basic Education in a public school. This data was collected byquestionnaires, before and after applying the didactic sequence and the elaboration ofa final project by the participants. The analysis of the results was realized by qualitativeway, highlighting the meaningful learning, according to Ausubel, of the content similarityof triangles. |
Palabras clave : | Educação escolar básica Ensino e aprendizagem Matemática Ensino fundamental Ensino por computador |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3795 |
Fecha de publicación : | 9-jul-2020 |
metadata.dc.level: | Mestrado Profissional |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HORBACH.pdf | 7.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.