Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3801
Type: Monografia
Title: Experiências e vivências de educadoras do campo: a constituição da identidade da mulher no Acampamento Herdeiros da Terra
Author: Martins, Rejane Severo
First advisor: Marques, Siomara Aparecida
Resume: A partir das experiências e vivências da mulher educadora e militante do Acampamento Herdeiros da terra de 1º de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu, PR, identificar os conceitos formulados sobre gênero e identidade, bem como sua participação no processo de educação, formações e militância do acampamento. Perceber que através do seu trabalho ela constrói sua história na coletividade e na organização social, portanto, criando novas identidades. A questão sobre gênero e militância no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) também são fundamentais para a construção de uma nova consciência. A educação do campo tem papel importante na luta pela terra e pela Reforma Agrária. E o contexto desta história é a precariedade de um acampamento na Escola Itinerante Herdeiros do saber, demonstrando uma posição contrária ao sistema capitalista, porém buscando novas formas de educar e se educar e emancipar.
Keywords: Educação agrícola
Mulheres
Movimento dos sem-terra
Gêneros (Grupos sociais)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3801
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Especialização em Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTINS.pdf867.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.