Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3801
Type: | Monografia |
Título : | Experiências e vivências de educadoras do campo: a constituição da identidade da mulher no Acampamento Herdeiros da Terra |
Author: | Martins, Rejane Severo |
First advisor: | Marques, Siomara Aparecida |
Resume: | A partir das experiências e vivências da mulher educadora e militante do Acampamento Herdeiros da terra de 1º de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu, PR, identificar os conceitos formulados sobre gênero e identidade, bem como sua participação no processo de educação, formações e militância do acampamento. Perceber que através do seu trabalho ela constrói sua história na coletividade e na organização social, portanto, criando novas identidades. A questão sobre gênero e militância no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) também são fundamentais para a construção de uma nova consciência. A educação do campo tem papel importante na luta pela terra e pela Reforma Agrária. E o contexto desta história é a precariedade de um acampamento na Escola Itinerante Herdeiros do saber, demonstrando uma posição contrária ao sistema capitalista, porém buscando novas formas de educar e se educar e emancipar. |
Palabras clave : | Educação agrícola Mulheres Movimento dos sem-terra Gêneros (Grupos sociais) |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3801 |
Fecha de publicación : | 2017 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação do Campo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARTINS.pdf | 867,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.