Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3801
Tipo: Monografia
Título: Experiências e vivências de educadoras do campo: a constituição da identidade da mulher no Acampamento Herdeiros da Terra
Autor(es): Martins, Rejane Severo
Primeiro Orientador: Marques, Siomara Aparecida
Resumo: A partir das experiências e vivências da mulher educadora e militante do Acampamento Herdeiros da terra de 1º de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu, PR, identificar os conceitos formulados sobre gênero e identidade, bem como sua participação no processo de educação, formações e militância do acampamento. Perceber que através do seu trabalho ela constrói sua história na coletividade e na organização social, portanto, criando novas identidades. A questão sobre gênero e militância no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) também são fundamentais para a construção de uma nova consciência. A educação do campo tem papel importante na luta pela terra e pela Reforma Agrária. E o contexto desta história é a precariedade de um acampamento na Escola Itinerante Herdeiros do saber, demonstrando uma posição contrária ao sistema capitalista, porém buscando novas formas de educar e se educar e emancipar.
Palavras-chave: Educação agrícola
Mulheres
Movimento dos sem-terra
Gêneros (Grupos sociais)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3801
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARTINS.pdf867,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.