Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3804
Type: Monografia
Title: Interfaces entre educação do campo e educação especial: discussões a partir de um relato de experiência
Author: Ferreira, Leonilda Elias
First advisor: Sanches, Paola Beatriz
Resume: O presente estudo teve por intenção pesquisar a interface entre Educação do Campo e Educação Especial, discutindo essa relação a partir da nossa experiência de atuação em Sala da Recurso Multifuncional (SRM) localizada em escola do campo. Dessa forma, organizamos o estudo em três momentos. Inicialmente apresentamos os marcos históricos e as bases da Educação do Campo. Posteriormente, nos ocupamos de sistematizar o que está proposto na legislação a respeito da Educação Especial em sua perspectiva inclusiva. Assim, apresentamos o que há disposto sobre a interface entre Educação do Campo e Educação Especial, utilizando nosso relato de experiência para discutir essa interface e apontar como, no chão da escola, essa relação se estabelece dentro de seus limites e possibilidades. As conclusões são que os limites que residem nessa interface se referem a necessidade de se fortalecer as discussões a respeito da diversidade, eixo que já é parte do projeto da educação do Campo, a necessidade de formação continuada para os professores que atuam nessa interface e a possibilidade de repensar o AEE e sua sistematização voltada para o campo.
Keywords: Educação agrícola
Educação especial
Educação inclusiva
Formação continuada do professor
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3804
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Especialização em Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERREIRA.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.