Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3804
Tipo: Monografia
Título: Interfaces entre educação do campo e educação especial: discussões a partir de um relato de experiência
Autor(es): Ferreira, Leonilda Elias
Primeiro Orientador: Sanches, Paola Beatriz
Resumo: O presente estudo teve por intenção pesquisar a interface entre Educação do Campo e Educação Especial, discutindo essa relação a partir da nossa experiência de atuação em Sala da Recurso Multifuncional (SRM) localizada em escola do campo. Dessa forma, organizamos o estudo em três momentos. Inicialmente apresentamos os marcos históricos e as bases da Educação do Campo. Posteriormente, nos ocupamos de sistematizar o que está proposto na legislação a respeito da Educação Especial em sua perspectiva inclusiva. Assim, apresentamos o que há disposto sobre a interface entre Educação do Campo e Educação Especial, utilizando nosso relato de experiência para discutir essa interface e apontar como, no chão da escola, essa relação se estabelece dentro de seus limites e possibilidades. As conclusões são que os limites que residem nessa interface se referem a necessidade de se fortalecer as discussões a respeito da diversidade, eixo que já é parte do projeto da educação do Campo, a necessidade de formação continuada para os professores que atuam nessa interface e a possibilidade de repensar o AEE e sua sistematização voltada para o campo.
Palavras-chave: Educação agrícola
Educação especial
Educação inclusiva
Formação continuada do professor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3804
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.