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Tipo: Dissertação
Título: Análise de livros didáticos do PNLD/2019 para a educação infantil: imagens e gêneros
Autor(es): Oliveira, Francielly de Lima
Primeiro Orientador: Moura, Neide Cardoso de
Primeiro membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes
Segundo membro da banca: Andreis, Addriana Maria
Terceiro membro da banca: Vicenzi, Renilda
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo a análise de imagens, na perspectiva de gênero, dos quatro livros didáticos aprovados pelo Edital do PNLD/2019 endereçados a professoras (es) da Educação Infantil. Os livros que tiveram como título: Aprender com a criança: experiência e conhecimento, da Editora Autêntica; Cadê? Achou! e Pé de Brincadeira, da Editora Positivo, e Práticas Comentadas para Inspirar, da Editora do Brasil foram analisados a partir do contexto interpretativo da teoria de Thompson (1995) articulada ao conceito de gênero proposto por Scott (1995; 2005; 2012), Butler (2018) e Louro (1997; 2001; 2011; 2018), bem como nos estudos sobre infância de Sarmento (2005; 2007; 2012), Ariès (1981) e Priore (2007), e sobre os estudos de livros didáticos dos autores Bittencourt (1993) e Choppin (2002; 2004). Este estudo possibilitou observar se as imagens veiculadas enunciavam desigualdades de gênero entre os personagens ilustrados em seus conteúdos. Para este intento, incorporamos a perspectiva metodológica da Hermenêutica de Profundidade (HP) proposta por Thompson a partir de suas três fases: a primeira fase correspondente à análise do contexto sócio-histórico, com a finalidade de conhecer os contextos específicos em que as formas simbólicas, ou seja, os livros didáticos, foram produzidos, construídos e reproduzidos; a segunda fase, a análise formal ou discursiva a partir da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016) e Análise de Imagens (AI) de Penn (2002), teorias que iluminaram a análise interna a essas formas simbólicas, e, a terceira fase sobre a interpretação e a reinterpretação das desigualdades de gênero como processo de síntese ao qual articulou-se aos resultados das fases anteriores. Das mil setecentas e trinta e quatro representações do gênero feminino e masculino selecionamos e analisamos trinta e cinco imagens, as quais possibilitaram apreender que as crianças pequenas se desenvolvem e se posicionam a partir de um lugar social e de olhares que são assumidos com base em uma concepção adultocêntrica. Nesse sentido esta observação nos permitiu verificar que as imagens veiculadas e escolhidas pelas autoras tenderam a reproduzir estereótipos de gênero ao sustentarem a visualização de um modelo patriarcal e, também racista, tendo em vista a fase de desenvolvimento da identidade infantil. Com isso, ponderamos que os resultados sobre a temática de gênero e suas desigualdades possibilitaram amadurecer os olhares para as imagens dos livros didáticos analisados. Propomos assim, socializar este estudo e expor a necessidade de mais olhares que possam revelar outros focos sociais sobre as desigualdades de gênero.
Abstract/Resumen: The purpose of this dissertation was to analyze images, from a gender perspective, of four textbooks approved by the PNLD/2019 notice addressed to early Childhood Education teachers. The books, entitled: Aprender com a criança: experiência e conhecimento, by Editora Autêntica; Cadê? Achou! and Pé de Brincadeira, by Editora Positivo, and Práticas Comentadas para Inspirar, by Editora do Brasil, were analyzed from the interpretive context of Thompson’s (1995) theory articulated to the concept of gender proposed by Scott (1995; 2005; 2012), Butler (2018) and Louro (1997; 2001; 2011; 2018), as well in childhood studies by Sarmento (2005; 1007; 2012), Ariès (1981) and Priore (2007), and on authors’ textbook studies Bittencourt (1993) and Choppin (2002; 2004). This study made it possible to observe whether the images conveyed gender inequalities between the characters illustrated in their content. For this purpose, we have incorporated the methodological perspective of Depth Hermeneutics (DP) proposed by Thompson in its three phases: the first phase corresponding to the analysis of the socio-historical context, with the purpose of knowing the specific contexts in which symbolic forms, that is, textbooks, were produced, constructed and reproduced; the second phase, the formal or discursive analysis, based on Bardin’s (2016) Content Analysis (CA) and Penn’s (2002) Image Analysis (IA), theories that enlightened the internal analysis of these symbolic forms, and the third phase on the interpretation and reinterpretation of gender inequalities as a synthesis process that was linked to the results of the previous phases. From the one thousand seven hundred and twenty-four representations of the female and male gender, we selected and analyzed thirty-five images, which made it possible to understand that young children develop and position themselves based on a social place and looks that are assumed based on an adultcentric conception. In this sense, this observation has allowed us to verify that the images conveyed and chosen by the authors, tended to reproduce gender stereotypes by supporting the visualization of a patriarchal, and also racist, model in view of development phase of children’s identity. Thus, we consider that the results on the theme of gender and its inequalities made it possible to mature the looks at the images of the analyzed textbooks. Therefore, we propose to socialize this study and expose the need for more perspectives that may reveal other social focuses on these inequalities.
Palavras-chave: Educação escolar básica
Educação infantil
Educação escolar
Material didático
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3812
Data do documento: 25-Jul-2020
Nível: Mestrado
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