Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3865
Type: Dissertação
Title: O lugar da educação infantil: a formação de professores para a infância na Argentina e Brasil
Author: Cousseau, Jéssica Kethin
First advisor: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee1: Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin
metadata.dc.contributor.referee2: Petry, Oto João
metadata.dc.contributor.referee3: Loss, Adriana Salete
Resume: O presente trabalho investiga a formação de professores para a Educação Infantil no Brasil e na Argentina, para isto, buscamos compreender o lugar da educação infantil nas matrizes curriculares dos cursos de formação de professores desse nível de ensino a partir de uma abordagem comparativa entre Argentina e Brasil. Assim como identificar e analisar as diferenças, semelhanças e tendências das matrizes curriculares dos cursos de formação inicial de professores para Educação Infantil no Brasil e Argentina, e entender as concepções de infância e de educação infantil que permeiam as matrizes curriculares dos cursos de formação inicial de professores. De forma a delimitar o problema de pesquisa, as leituras realizadas nos aproximaram do objeto de pesquisa. Considerando a questão norteadora, “qual o lugar da educação infantil nas matrizes curriculares dos cursos de formação de professores para esse nível de ensino no Brasil e na Argentina? ”, foram propostos alguns questionamentos: “Qual professor essa matriz pretende formar?”, “Qual professor de educação infantil pretende-se formar?”, “Em que medida o currículo corresponde às necessidades formativas de um professor que atua com a infância? ”, “Há diálogo entre os objetivos propostos pelas matrizes curriculares e as políticas educacionais de formação de professores para a educação infantil e inicial? ”. O recorte temporal volta-se para a contemporaneidade, considerando os documentos legais que baseiam a formação de professores para a infância, assim como as matrizes dos cursos analisados, entre o período de 2000 a 2019. O recorte espacial refere-se ao Brasil e à Argentina. As fontes de pesquisa correspondem às matrizes curriculares dos cursos de formação de professores para a educação infantil no Brasil e do curso de professorado em Educação Inicial na Argentina, bem como as legislações, e os principais documentos normativos. Nessa pesquisa, se estabelece enquanto metodologia, a análise documental e a abordagem comparada. As análises permitiram constatar que, na Argentina, a infância e a educação infantil aparecem como destaque no curso de Profesorado en Educación Inicial. No Brasil, a formação de professores para esse nível de ensino, encontra-se em segundo plano pela amplitude formativa que o curso oferece. Essa pesquisa está vinculada à linha de Políticas Educacionais, assim como ao grupo de pesquisa Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos e o projeto guarda-chuva Políticas Públicas para Educação no Contexto Latino-americano.
Abstract: The present study investigates the teachers training for Early Childhood Education in Brazil and Argentina, to this end we seek to understand the place of Early Childhood education in the curricular matrices of teachers training courses for this level of education from a comparative approach between Argentina and Brazil. As well as identifying and analyzing the differences, similarities and tendencies of the curricular matrices of the initial teacher training courses for Early Childhood Education in Brazil and Argentina, and understanding the conceptions of childhood and early childhood education that permeate the curricular matrices of the initial courses of teachers training. In order to delimit the research problem, readings brought us closer to the research object. Considering the guiding question, “What is the place of early childhood education in the curricular matrices of teacher training courses for this level of education in Brazil and Argentina?”, some questions were proposed: “Which teacher does this matrix intend to form?”, “Which kindergarten teacher is it intended to form?”, “To what extent does the curriculum correspond to the training needs of a teacher who works with children? "," Is there a dialogue between the objectives proposed by the curricular matrices and the educational policies of teacher training for early childhood and early education?”. The period turns to contemporaneity, considering the legal documents that base the training of teachers for childhood, as well as the matrices of the courses analyzed, between the periods of 2000 to 2019. The spatial cutout refers to Brazil and Argentina. The research sources correspond to the curricular matrices of teacher training courses for early childhood education in Brazil and of the teachers training courses in Early Education in Argentina, as well as the legislation, and the main normative documents. We established in this research, the documental analysis and the comparative approach as the methodologies. This analyzes showed that, in Argentina, childhood and early childhood education are highlighted in the Profesorado en Educación Inicial course. In Brazil, teachers training for this level of education is the background for the training range that the course offers. This research is connected to the line of Educational Policies, as well as to the research group Public Policies, Democracy and Urban Studies and the umbrella project Public Policies for Education in the Latin American Context.
Keywords: Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Currículo
Didática
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3865
Issue Date: 14-Oct-2020
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COUSSEAU.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.