Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3871
Tipo: Monografia
Título: A formação propiciada pela Escola do Campo Olga Benário Prestes na autonomia de sujeitos
Autor(es): Prasnievski, Fernanda de Oliveira
Primeiro Orientador: Andrioli, Liria Ângela
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a formação propiciada pela Escola do Campo Olga Benário Prestes na autonomia dos sujeitos. A referida escola está localizada na comunidade Dez de Maio, no Assentamento Celso Furtado, no município de Quedas do Iguaçu PR. A temática está interligada à realidade social e cultural de sujeitos que estudam na escola e residem em um assentamento de Reforma Agrária. A pesquisa é de natureza qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas e tem viés etnográfico. Desse modo, no primeiro capítulo contextualizaremos historicamente a Escola do Campo Olga Benário Prestes e o Assentamento Celso Furtado. Na sequência, aprofundar-se-á teoricamente os conceitos de autonomia, sujeitos e formação humana. Desse modo trazemos alguns interlocutores que nos auxiliarão no aprofundamento da temática. O terceiro e último capítulo irá trazer a compreensão da formação propiciada pela escola do campo Olga Benário Prestes na autonomia de sujeitos e a pesquisa empírica com as entrevistas semiestruturadas. Retoma-se aqui as principais questões propostas para o estudo, constituindo-se num ensaio que pretende fazer a relação da teoria com a prática.
Abstract/Resumen: This study aims to analyze the training provided by the Olga Benário Prestes Field School in the autonomy of subjects. This school is located in the Dez de Maio community, in the Celso Furtado Settlement, in the municipality of Quedas do Iguaçu PR. The theme is linked to the social and cultural reality of subjects who study at school and live in an agrarian reform settlement. The research is of a qualitative nature with semi-structured interviews and has an ethnographic bias. Thus, in the first chapter we will contextualize historically the Olga Benário Prestes Field School and the Celso Furtado Settlement. Following this, we will theoretically deepen the concepts of autonomy, subjects and human formation. In this way we bring some interlocutors who will help us in the deepening of the theme. The third and last chapter will bring the understanding of the training provided by the Olga Benário Prestes field school in the autonomy of subjects and empirical research with semi-structured interviews. The main questions proposed for the study are resumed here, constituting an essay that intends to make the relationship between theory and practice.
Palavras-chave: Assentamento rural
Reforma agrária
Escola rural
Movimento dos sem-terra
Educação escolar
Independência (Personalidade)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3871
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRASNIEVSKI.pdf747,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.