Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3890
Type: Dissertação
Title: Entre a narrativa colonial e a trajetória decolonial: indícios dos lugares dos afro-brasileiros e indígenas nos livros didáticos de história do ensino médio
Author: Kavalerski, Luiz Fernando
First advisor: Andreis, Adriana Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Mortari, Claudia
metadata.dc.contributor.referee2: Scheffer, Nilce Fatima
metadata.dc.contributor.referee3: Copatti, Carina
Resume: Os livros didáticos são distribuídos gratuitamente às escolas públicas brasileiras, ou seja, compõem a formação básica em todo território nacional. Considerando sua importância na construção das cosmovisões desse universo diversificado de alunos, é fundamental buscar compreender os indícios dos lugares dos Afro-brasileiros e Indígenas nos Livros Didáticos de História do Ensino Médio (EM). Argumentando a perspectiva da colonialidade enquanto narrativa e da decolonialidade enquanto trajetória, a presente dissertação considera as questões que envolvem a obrigatoriedade do estudo da cultura e história das populações Afro-brasileiras e Indígenas, previstas na lei 11.645/08, em escolas púbicas e privadas. O dispositivo interrogativo da pesquisa envolve a seguinte interrogação: por que o estudo para a compreensão da colonialidade e da decolonialidade nos livros didáticos é fundamental à Educação e ao campo das Políticas Educacionais? Assim, nosso objetivo geral é compreender as perspectivas da colonialidade e da decolonialidade nos livros didáticos de História do Ensino Médio para sinalizar indícios indutores de modos de pensar o mundo. A metodologia empregada envolve pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A primeira, envolve referências que problematizam a colonialidade e a decolonialidade em relações com a Educação e com a política educacional brasileira, também em diálogo com a História. Já a pesquisa documental envolve os textos das leis 11.645/08, os editais do Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio e Livros Didáticos de História do Ensino Médio, distribuídos às escolas de Educação Básica em 2007 (antes da referida lei) e em 2018 (dez anos após a lei). O estudo dos dados será apoiado no paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (2006), que permite prospectar indícios, que servem à arguição pensada a partir de pistas que sinalizam modos de compreender textos e imagens. Com isso, objetivamos demonstrar como as multiplicidades coexistem em um mesmo objeto. O estudo realizado indica que após a sanção da lei 11.645/08, abrem-se possibilidades para interpretações outras, valorizando as trajetórias e dando espaço às múltiplas vozes que compõem e configuram a sociedade brasileira contemporânea. Esse resultado tem como base as mudanças percebidas entre a análise da coleção de 2007 e a coleção de 2018. Percebemos durante a análise da coleção de 2007 que os indícios de colonialidade são mais evidentes quando atentamos para as imagens. Já no livro de 2018, podemos detectar indícios de colonialidade, no entanto são mais sutis e precisam de um olhar mais atento. Eis aí que reside o potencial revolucionário da Política Educacional, afinal, é a partir dela que notamos as mudanças que ainda galgam lentas, mas que seguramente, até o momento, são graduais.
Abstract: Los libros de texto se distribuyen de manera gratuita a las escuelas públicas brasileñas, ellos comprenden la educación básica en todo el territorio nacional. Al considerar su importancia en la construcción de las cosmovisiones de este universo diverso de estudiantes, es fundamental buscar comprender la evidencia de los lugares de los afrobrasileños e indígenas en los Libros de Texto de Historia de la Escuela Secundaria. Argumentando la perspectiva de la colonialidad como narrativa y la descolonialidad como trayectoria, la presente disertación considera los temas que involucran el estudio obligatorio de la cultura e historia de las poblaciones afrobrasileñas e indígenas, previstos en la ley 11.645/08, en escuelas públicas y privadas. El dispositivo interrogativo de la investigación implica en la siguiente pregunta: ¿por qué el estudio para comprender la colonialidad y la descolonialidad en los libros de texto es fundamental para la Educación y el campo de las Políticas Educativas? Nuestro objetivo es comprender las perspectivas de colonialidad y descolonialidad en los libros de texto de Historia de la educación secundaria para señalar indicios que llevan a formas de pensar el mundo. La metodología empleada implica en una investigación bibliográfica y documental. La primera, involucra referencias que problematizan la colonialidad y la descolonialidad en relación a la Educación y la política educativa brasileña, también en diálogo con la historia. La investigación documental, por otra parte, involucra los textos de la ley 11.645/08, los edictos del Plan Nacional de Libros de Texto de Educación Secundaria y Libros de Texto de Historia, también de educación secundaria, distribuidos a las escuelas de Educación Básica en 2007 (antes de la ley) y en 2018. El estudio de los datos se apoyará en el paradigma probatorio propuesto por Carlo Ginzburg (2006), que permite encuentrar evidencias, que sirven al argumento pensado a partir de pistas que señalan formas de comprensión de textos e imágenes. De hecho, pretendemos demostrar cómo coexisten multiplicidades en un mismo objeto. El estudio realizado indica que después de la sanción de la Ley 11.645/08, se abren posibilidades para otras interpretaciones, valorando las trayectorias y dando espacio a las múltiples voces que componen y configuran la sociedad brasileña contemporánea. Este resultado se basa en los cambios percibidos entre el análisis de la colección 2007 y la colección 2018. Durante el análisis de la colección 2007, nos dimos cuenta de que los signos de colonialidad son más evidentes al observarmos las imágenes. En el libro de 2018, podemos detectar que los signos de colonialidad, sin embargo, son más sutiles y necesitan una investigación más atenta. Aquí es donde se encuentra el potencial revolucionario de la Política Educativa, luego, es a través de él que notamos que los cambios aún son lentos, pero que, seguramente, hasta ahora, son graduales.
Keywords: Educação
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Livro didático
História
Política educacional
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3890
Issue Date: 12-Nov-2020
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAVALERSKI.pdf7,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.