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Tipo: Tese
Título: Especificidades da educação e da escola do campo: documentos oficiais e produção bibliográfica em análise (1996-2016)
Autor(es): Mendes, Marciane Maria
Primeiro Orientador: Garcia, Tânia Maria F. Braga
Resumo: Tese de doutorado sobre especificidades da Educação do Campo e da Escola do Campo. Objetiva contribuir para a compreensão dos significados da especificidade da Educação do Campo e da escola do campo que circulam na cultura escolar como resultado da produção de diferentes sujeitos sociais. Apoia-se teoricamente nas indicações de Bourdieu sobre a pesquisa sociológica para definir os princípios metodológicos que orientaram a construção da problemática e definiram as formas de analisar o corpus documental. Parte da reconstrução da trajetória da educação para as populações do campo no Brasil, em particular com focalização nos argumentos que têm sido usados para justificar sua especificidade, como forma de fazer a crítica epistemológica ao conhecimento sobre o tema e exercer o controle necessário sobre as concepções pré-construídas pela pesquisadora. Analisa documentos dos movimentos sociais de luta pela Educação do Campo para estabelecer as condições de produção nas últimas décadas (1996 – 2016) a partir da quais se construiu a concepção de Educação do Campo, em particular cartas e manifestos, para elencar os elementos privilegiados na defesa de sua especificidade. Apresenta mapeamento dos elementos referidos como justificativa para a Educação e a Escola do Campo na legislação federal e na legislação do Paraná, tomada como exemplar. Destaca os elementos relacionados à argumentação quanto à especificidade da Educação e da Escola do Campo que têm sido objeto de elaborações nos textos acadêmicos, especialmente em livros e artigos produzidos por pesquisadores vinculados ao tema da Educação do Campo. Analisa o conteúdo dos materiais selecionados, a partir das categorias produzidas no diálogo entre a teoria e os materiais empíricos. As categorias articulam elementos que compõem os diferentes tipos de argumento encontrados no corpus documental, utilizados pelos autores para justificar a necessidade de uma Educação e de uma escolarização específicas para a população do campo. Esses elementos estão relacionados a processos sociais amplos e a processos que compõem a experiência escolar, e foram definidos em torno de: 1) Elementos ligados às relações econômicas; 2) Elementos relacionados às características socio culturais ou identitárias; 3) Elementos relacionados à organização da experiência escolar; 4) Elementos didáticos e metodológicos da experiência escolar. Foi possível explicitar, a partir do corpus documental analisado, que elementos constituem argumentos utilizados por diferentes instâncias da sociedade brasileira para defender e propor uma escola pública de qualidade específica para as populações do campo. Compreender as condições históricas em que foram produzidos tais argumentos e organizá-los em categorias do conhecimento científico foi a contribuição desta pesquisa. Em conclusão, com base no conjunto do corpus documental analisado, defende-se a tese de que os argumentos para justificar a especificidade da Educação e da Escola do Campo sofreram transformações expressivas nas duas últimas décadas, por força dos contextos de produção, como resultado principalmente das estratégias de articulação dos movimentos sociais com os espaços de produção de conhecimento científico, em particular com as universidades, o que propiciou um deslocamento dos argumentos em direção à experiência escolar em suas múltiplas dimensões, ainda que sem abandonar as justificativas pautadas em elementos econômicos e sócio identitários.
Abstract/Resumen: Doctoral Thesis on specific characteristics of Country Education and Country Schools. It aims at contributing to the understanding of meanings of Country Education and country schools particularities which permeate the school culture as a result of various social subjects’ productions. It is theoretically supported by Bourdieu’s notes on sociological research to define the methodological principles that guided the problem argumentation development and established the means of analysing the documental corpus. It is based on reconstructing the trajectory of education to country peasants in Brazil, in particular with a focus on the statements which have been used to legitimate its peculiarities, as a way to make the epistemological criticism to the knowledge about the issue and pursue the required management of conceptions that were pre-designed by the researcher. We investigate documents from the social movements of fights for Country Education to stipulate the production conditions in the last decades (1996-2016) from which the conception of Country Education was built, especially letters and manifestoes, in order to catalogue the privileged elements in defence of its specificity. We present a mapping of such elements as justification to the presence of Country Education and its schools in federal and state (Paraná) legislation, which was taken as a model. We emphasise issues related to the argumentation on the particularity of Country Education and its schools that have been used as objects to elaborations in academic texts, notably in books and articles produced by researchers linked to the theme of Country Education. We analyse the content of selected material from the categories established in the dialogue between theoretical and empirical material. The categories articulate elements that are part of distinctive kinds of statements found in the documental corpus, taken by the authors to legitimate the necessity of a specific education and schooling to country peasants. Those elements are associated with wide social procedures and other procedures that form the school experience, and they were defined as: 1) Elements linked to economic relations; 2) Elements related to sociocultural or identity characteristics; 3) Elements related to the school experience organization; 4) Didactic and methodological elements from the school experience. It was possible to explain, from the documental corpus which was investigated, that the elements constituted statements used by different institutions of the Brazilian society to propose and sustain a public school of distinctive quality to country peasants. Comprehend the historical conditions in which those statements were elaborated and organizing them in scientific knowledge categories was the contribution of this research. In conclusion, with the support of the whole documental corpus that was analysed, we sustain the thesis in which the statements that justified the particularity of Country Education and its schools have suffered expressive changes in the last decades, by the force of production contexts, mainly as a result from articulation strategies of social movements with scientific knowledge production areas, particularly with universities, that provided a displacement of statements, which were aimed at the school experience in its multiple dimensions, still without leaving behind the justifications supported by economic, social and identity elements.
Palavras-chave: Educação agrícola
Escola rural
Movimentos sociais
Paraná
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Sigla da Instituição: UFPR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3896
Data do documento: 2017
Nível: Doutorado
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