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Tipo: Dissertação
Título: Currículo em ação: perspectiva de configuração curricular articulando a abordagem temática freireana e a CTS na educação básica
Autor(es): Schwan, Guilherme
Primeiro Orientador: Santos, Rosemar Ayres dos
Primeiro membro da banca: Strieder, Roseline Beatriz
Segundo membro da banca: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Resumo: Esta pesquisa decorre de inquietações sobre de que forma incidem no currículo perspectivas ligadas ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e ao Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS) no Ensino de Ciências, e junto ao fato de o currículo, por vezes, se apresentar a professores (as) com determinações definidas previamente, descontextualizadas ao seu mundo vivido, sem sua participação na elaboração, mostrando-se um currículo fechado e normativo, com isso dificultando aos estudantes a superação da curiosidade ingênua para uma curiosidade crítica. Logo, a pesquisa visa dar contribuições na configuração de currículo escolar a partir da articulação entre a abordagem temática freireana e a CTS, tendo como problema de pesquisa: investigar de que forma uma configuração curricular a partir da referida aproximação pode contribuir junto a docentes na construção de planejamento de aulas? E, a partir de um dimensionamento desses pressupostos no currículo escolar, como fomentar a participação social nos processos decisórios da Ciência-Tecnologia (CT), formando seres críticos e responsáveis, capazes de mudanças/transformações em seu mundo vivido? Objetivando sinalizações de encaminhamentos para a construção de currículos escolares estruturados em temas que tragam problemáticas reais da CT, como também, salientar os desafios e possibilidades associados ao desenvolvimento de uma configuração curricular fundamentada nos pressupostos da articulação Freire – CTS, cujo foco seja a realidade dos estudantes. Partindo da problemática e objetivo geral, a pesquisa dividiu-se em problemas e objetivos específicos, assim, encontra-se subdividido em seis capítulos, cada qual corresponde a um artigo submetido ou a ser submetido de forma independente. Os três primeiros capítulos correspondem a revisões bibliográficas, e seus resultados contribuíram no aporte teórico desta dissertação. A qual possui foco na aproximação entre os pressupostos de Freire e referenciais CTS e desenvolve uma prática educativa que utiliza a Investigação Temática freireana na busca de um tema gerador que aborda os “impactos ambientais e sociais provocados pela inserção de uma Usina Hidrelétrica”. A investigação é estruturada em cinco etapas, sendo as três primeiras desenvolvidas pelo pesquisador, restando consecutivamente a quarta e quinta etapas desenvolvidas em conjunto com professores e estudantes de uma escola situada em um município a noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Portanto, o quarto e o quinto capítulo/artigo tratam do escopo principal desta pesquisa, respectivamente a quarta e quinta etapa da investigação temática de perspectiva freireana, o quarto capítulo/artigo apresenta resultados de uma pesquisa que busca fornecer contribuições na configuração de currículo escolar a partir da articulação entre a abordagem temática freireana e CTS. Deste modo, o planejamento de aulas dos (as) professores (as) foi alvo de análise neste capítulo/artigo. No quinto capítulo/artigo apresentamos sinalizações da quinta etapa da investigação temática sobre o efetivo trabalho em sala de aula, utilizando os planejamentos construídos na etapa anterior pelos professores (as) participantes e desenvolvido com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. O último capítulo/artigo desenvolve-se no formato de relato de experiência, destacando as principais propostas da prática em sala de aula, a fim de desenvolver problemáticas vivenciais de estudantes, problemáticas com vistas à formação crítica do educando, auxiliando a tomada de decisões e contribuindo na constituição de uma sociedade ética e democrática, que, em grande parte, são objetivos comuns ao enfoque CTS e dos pressupostos freireanos. Deste modo, a elaboração de uma configuração curricular, e toda sua reflexão, envolve aspectos do processo de ensino-aprendizagem, pois o currículo é elaborado para a viabilização deste processo, envolvendo o trabalho de professores (as) e estudantes. Partindo da compreensão de que não seja possível desvincular a prática em sala de aula e da elaboração curricular.
Abstract/Resumen: This research moves from concerns about how they focus on curriculum the perspectives connected to the Science-Technology-Society (STS) and to the Latin American Thinking in Science-Technology-Society focus in Science teaching, and together with the fact that sometimes the curriculum presents itself to teachers with previous defined determinations, decontextualized in their living world, without their participation in the elaboration, showing up a closed and normative curriculum, thereby making it difficult for students to overcome naive curiosity to a critical curiosity. Before long, the research aims to contribute in the school curriculum’s configuration from the articulation between the Freirean thematic approach and STS, having research problems: investigate how can the curricular configuration, from the mentioned approach, contribute together with teachers in the construction of lesson plans? In addition, from a sizing of these assumptions in school curriculum, how to foment social participation in Science-Technology (ST) decision processes, educating responsible and critical human beings, able to change/transform their lived world? Aiming forwarding signals to school curriculum construction structured in themes that bring real ST problematics, as well as, to highlight the challenges and possibilities associated to the development of a curricular configuration justified in the assumptions of the joint Freire – STS, which focus is the students’ reality. From the problematic and main objective, the research has been divided in problems and specific objectives, so, it is subdivided in six chapter, and each one corresponds to an article submitted or to be submitted independently. The first three chapters correspond to the bibliographic reviews, and their results have contributed with the theoretical contribution of this dissertation. Which has focus in the approach between Freire assumptions and STS references and develops an educational practice that uses Freirean Thematic Investigation to search for a generator theme, which addresses the “environmental and social impacts caused by the insertion of a Hydroelectric Plant”. The investigation is structured in five steps, being the first three developed by the researcher, consecutively remaining the fourth and fifth steps developed together with teachers and students in a school sited in a city in the northeast region of Rio Grande do Sul. Therefore, the fourth and fifth chapters/articles deal with the main scope of this research, the fourth and fifth steps of the thematic investigation of the Freirean perspective respectively, the fourth chapter/article presents results of a research that aims to provide contributions in the school curriculum configuration from the joint between Freirean thematic approach and STS. Thus, the lesson plans from the teacher(s) was the target of the analysis in this chapter/article. The fifth chapter/article we present the signalization of the fifth step of the thematic investigation about the effective work in classroom, using the plans made up in the last step by the participant teacher (s) and developed with the students of the 9º grade of elementary school. The last chapter/article is developed like an experience report, highlighting the main proposals of classroom practice, in order to develop students experience problems, problems in order to the teacher’s critical formation, helping decision making and contributing with the constitution of an ethical and democratic society, that, largely, are the common objectives to STS focus and Freirean assumptions. Thus, the elaboration of a curricular configuration, and all its reflection, involves aspects of the teaching-learning process, because the curriculum is elaborated to the viabilization of this process, involving teachers and students’ work. Starting from the comprehension that it is not possible do unlink the practice in classroom from the curricular elaboration.
Palavras-chave: Educação
Ensino
Ciência
Currículo
Interdisciplinaridade
Professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3969
Data do documento: 2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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