Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3970
Tipo: Dissertação
Título: Compreensões de professores de ciências da educação básica acerca de currículo: um estudo exploratório
Autor(es): Kreuz, Kelly Karine
Primeiro Orientador: Leite, Fabiane de Andrade
Primeiro membro da banca: Scheid, Neusa Maria John
Segundo membro da banca: Parga-Lozano, Diana Lineth
Resumo: Ao longo dos últimos vinte anos a história da Educação Básica no Brasil pode ser caracterizada por políticas públicas com vistas a qualificar os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula e a formação de professores. Políticas que chegam às escolas e impactam diretamente na produção de currículos escolares. Por conta disso, a investigação por ora definida, emerge do particular interesse em encontrar respostas acerca de como os professores compreendem o currículo escolar e a preocupação do impacto dessa compreensão na qualidade da Educação Básica brasileira, especialmente com o processo de ensinar e aprender Ciências. Nesse sentido, busca-se, por meio desta pesquisa, analisar compreensões de professores da Educação Básica acerca da construção do currículo escolar do ensino de Ciências no Brasil. Ao tomar como objeto do presente estudo discursos de professores da área de Ciências da Natureza em efetivo exercício na Educação Básica. Para o processo de investigação utilizamos a categoria de recontextualização por hibridismo proposta por Lopes (2005). O estudo é relevante ao contexto educacional brasileiro ao contribuir no entendimento do processo de interpretação a que são submetidos os documentos e políticas curriculares oficiais e expressas nos discursos dos professores por meio de suas compreensões curriculares. Especialmente, por ocorrer em contexto escolar e em um momento em que as escolas estão discutindo os movimentos curriculares com a chegada da BNCC às escolas. Ainda, destaca-se a importância da realização da investigação no contexto local da UFFS/campus Cerro Largo, considerando que ao longo dos dez anos de inserção da universidade, têm sido realizados diversos estudos e projetos de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza, tendo em vista os cursos da área ofertados neste espaço. Nos estudos têm-se identificado resultados que qualificam o trabalho docente e transformam os processos de ensino e aprendizagem em Ciências no âmbito local e regional. Com isso, apresenta-se este estudo, que está vinculado à linha 1 do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC, e trata de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em duas etapas, sendo a primeira um levantamento bibliográfico das compreensões de professores da Educação Básica acerca de currículo no ensino de Ciências e uma análise epistemológica de estudos acadêmicos que tratam da categoria de recontextualização por hibridismo, e, a segunda etapa, uma pesquisa empírica, realizada por meio de um estudo de caso, com professores da área de Ciências da Natureza de uma escola pública da região das Missões. Por meio do processo de investigação identificamos nos discursos analisados três categorias emergentes: compreensão conteudista-ingênuo sobre currículo escolar, compreensão curricular sob a perspectiva conteudista-crítica e currículo escolar sob uma compreensão crítico-reflexiva. Tendo em vista as categorias identificadas, evidenciamos que a compreensão curricular sob a perspectiva conteudista-crítica é mais recorrente entre os professores de Ciências em atuação na Educação Básica. Nesse sentido, construímos nossa defesa de que os discursos acerca do currículo no ensino de Ciências são recontextualizados na Educação Básica o que favorece a construção de novos entendimentos e contribui para qualificar de forma mais crítica e reflexiva a compreensão dos professores.
Abstract/Resumen: Over the past twenty years, the history of Basic Education in Brazil can be characterized by public policies aimed at qualifying the teaching and learning processes in the classroom and teacher training. Policies that reach schools and directly impact the production of school curricula. Because of this, the investigation defined for the time being, emerges from the particular interest in finding answers about how teachers understand the school curriculum and the concern about the impact of this understanding on the quality of Brazilian Basic Education, especially with the process of teaching and learning Science. In this sense, it is sought, through this research, to analyze understandings of teachers of Basic Education about the construction of the school curriculum of science teaching in Brazil. When taking as object of the present study speeches of teachers of the area of Sciences of the Nature in effective exercise in the Basic Education. For the investigation process we used the category of recontextualization by hybridism proposed by Lopes (2005). The study is relevant to the Brazilian educational context as it contributes to the understanding of the interpretation process to which the official curricular documents and policies are submitted and expressed in the speeches of teachers through their curricular understandings. Especially, because it occurs in a school context and at a time when schools are discussing curriculum movements with the arrival of BNCC in schools. Still, the importance of carrying out research in the local context of UFFS / campus Cerro Largo is highlighted, considering that throughout the ten years of insertion of the university, several studies and projects of continuous formation of teachers of Science area have been carried out. Nature, in view of the area courses offered in this space. In the studies, results have been identified that qualify the teaching work and transform the teaching and learning processes in Sciences at the local and regional level. Thus, this study is presented, which is linked to line 1 of the Graduate Program in Science Teaching - PPGEC, and deals with a qualitative research carried out in two stages, the first being a bibliographic survey of the understandings of Basic Education teachers about the curriculum in Science teaching and an epistemological analysis of academic studies that deal with the category of recontextualization by hybridism, and, the second stage, an empirical research, carried out through a case study, with teachers in the area of Natural Sciences at a public school in the Missions region. Through the investigation process, we identified three emerging categories in the speeches analyzed: content-naive understanding of school curriculum, curriculum understanding from a content-critical perspective and school curriculum under a critical-reflexive understanding. In view of the identified categories, we show that curricular understanding from a content-critical perspective is more recurrent among science teachers working in Basic Education. In this sense, we build our defense that the speeches about the curriculum in Science teaching are recontextualized in Basic Education, which favors the construction of new understandings and contributes to qualify teachers' understanding more critically and reflexively.
Palavras-chave: Educação
Ensino
Professores de educação básica
Currículo
Currículo de ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3970
Data do documento: 2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KREUZ.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.