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Type: Artigo Cientifico
Title: O ensino da libras para ouvintes na escola comum
Other Titles: The teaching of brazilian sign language to typically-hearing students in regular school
Author: Abreu, Anderson de
Corá, Pamela Estefani
First advisor: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Gräff, Patrícia
Resume: O presente artigo tem como tema de pesquisa o uso e a difusão da Libras por estudantes ouvintes que têm acesso a esta língua no decorrer do processo de escolarização, com o objetivo de identificar se, no cotidiano escolar, os alunos difundem e fazem uso desta língua como meio de comunicação com os surdos. Trata-se de uma pesquisa de campo que percorreu um caminho qualitativo, de cunho etnográfico, observando o comportamento de um determinado grupo de pessoas no cotidiano escolar. A pesquisa mostra que os alunos ouvintes fizeram o uso da língua de sinais dentro da escola, mas há uma diferença deste uso pelo gênero masculino e feminino. Os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm uma aproximação maior com a língua de sinais, diferentemente dos alunos que frequentam os Anos Finais e o Ensino Médio, que pouco fizeram uso. Destaca-se, também, a importância do professor bilíngue dentro da escola e a sua forma de dialogar com todos os alunos, usando a língua de sinais e oralizando. Diante dos dados expostos, conclui-se que a língua de sinais é importante para os alunos ouvintes e surdos dentro da escola comum/regular, possibilitando a inclusão do aluno surdo de forma efetiva.
Abstract: The research topic of this article is the use and the promotion of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) by typically-hearing students that have access to this language during the schooling process, with the aim of identifying whether, in the school routine, students promote and use this language as a means of communication with the deaf. It is a qualitative field research, with ethnographic characteristics, observing the behavior of a specific group of people in school routine. The research shows that typically-hearing students made use of the Brazilian Sign Language inside school, but there is a difference of use by female and male genders. Students from the first years of Elementary School have a bigger approach to the sign language, differing from those students in the final years and High School students, who have made little use of it. Other highlight is the value of the bilingual teacher inside school and his/her way of interacting with all the students, using the sign language and verbalizing. In face of the exposed data, it is possible to conclude that sign language is important to both typically-hearing students and deaf students inside the standard/regular school, allowing the deaf student inclusion in a effective way.
Keywords: Pedagogia
Linguagem brasileira de sinais
Escolarização
Comunicação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3983
Issue Date: 2022
Appears in Collections:TCC Pedagogia

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