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Tipo: Monografia
Título: Violência escolar contra professores da rede pública de ensino em Passo Fundo-RS: prevalência e fatores associados
Autor(es): Pacheco, Ana Luiza da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Shana Ginar da
Primeiro coorientador: Biffi, Maríndia
Primeiro membro da banca: Silva, Shana Ginar da
Segundo membro da banca: Lopes, Bruna Chaves
Terceiro membro da banca: Saraiva Junior, José Ribamar Fernandes
Resumo: Estimar a prevalência de violência escolar contra professores e os fatores associados. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado no ano de 2019 com professores da rede municipal e estadual de ensino de Passo Fundo, um município situado ao Norte do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no formato online a partir do envio de um link com questionário autoaplicável. A principal variável estudada foi a ocorrência de casos de violência escolar contra professores. Quando a violência foi usada como desfecho avaliaram-se como exposições características sociodemográficas, de trabalho e comportamentais. Por outro lado, ao definir a violência como exposição investigou-se como desfechos indicadores de saúde mental e de afastamento ao trabalho por motivos de saúde. Na análise dos dados, além da estatística descritiva, para as análises bivariadas aplicou-se o teste do qui-quadrado e o teste exato de Fisher. Resultados: Foram incluídos na pesquisa n=225 professores, dos quais 30,7% (IC95%: 1,63-1,75) relataram ter sofrido algum tipo de violência no espaço escolar. Identificou-se maior ocorrência de violência da natureza verbal (94,2%), seguida da psicológica (84,1%) e assédio moral (52,2%). Foram demonstradas associações estatisticamente significativas entre à exposição da violência contra professores e a ocorrência de afastamentos do trabalho por motivos de saúde (p=0,008), diagnóstico de ansiedade (p = 0,01) e estresse (p=0,03) e percepção negativa da qualidade do sono (p=0,01). Conclusão: Mais de 1/3 da amostra estudada reportou ter sofrido violência no ambiente escolar. Importantes aspectos foram evidenciados como consequências desse comportamento, especialmente no âmbito da saúde mental.
Abstract/Resumen: Aim: To estimate the prevalence of school violence against teachers and associated factors. Methods: This is a cross-sectional study conducted in 2019 with teachers from the municipal and state schools in Passo Fundo, a municipality located in the north of the state of Rio Grande do Sul. Data collection was performed in an online format sending by a link with a self-administered questionnaire. The main variable studied was the occurrence of cases of school violence against teachers. When violence was used as an outcome, sociodemographic, work and behavioral characteristics were evaluated as exposures. On the other hand, when defining violence as exposure, it was investigated as indicators of mental health and absence from work due to health reasons. In the analysis of the data, in addition to descriptive statistics, for the bivariate analyzes, the Chi-square test and Fisher's exact test were applied. Results: The sample included n = 225 teachers of which 30.7% (CI95%: 1.63-1.75) reported having suffered some type of violence in the school environment. There was a higher occurrence of verbal violence (94.2%), followed by psychological (84.1%) and moral harassment (52.2%). Associations were demonstrated between exposure to violence against teachers and the occurrence of leave from work for health reasons (p = 0.008), diagnosis of anxiety (p = 0.01) and stress (p = 0.03) and negative perception of quality of sleep (p = 0.01). Conclusion: More than 1/3 of the studied sample reported having suffered violence in the school environment. Important aspects were highlighted as consequences of this behavior, especially in the context of mental health.
Palavras-chave: Violência escolar
Violência
Condições de trabalho
Saúde mental
Docentes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4093
Data do documento: 2020
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