Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4093
Type: Monografia
Title: Violência escolar contra professores da rede pública de ensino em Passo Fundo-RS: prevalência e fatores associados
Author: Pacheco, Ana Luiza da Silva
First advisor: Silva, Shana Ginar da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Biffi, Maríndia
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Shana Ginar da
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Bruna Chaves
metadata.dc.contributor.referee3: Saraiva Junior, José Ribamar Fernandes
Resume: Estimar a prevalência de violência escolar contra professores e os fatores associados. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado no ano de 2019 com professores da rede municipal e estadual de ensino de Passo Fundo, um município situado ao Norte do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no formato online a partir do envio de um link com questionário autoaplicável. A principal variável estudada foi a ocorrência de casos de violência escolar contra professores. Quando a violência foi usada como desfecho avaliaram-se como exposições características sociodemográficas, de trabalho e comportamentais. Por outro lado, ao definir a violência como exposição investigou-se como desfechos indicadores de saúde mental e de afastamento ao trabalho por motivos de saúde. Na análise dos dados, além da estatística descritiva, para as análises bivariadas aplicou-se o teste do qui-quadrado e o teste exato de Fisher. Resultados: Foram incluídos na pesquisa n=225 professores, dos quais 30,7% (IC95%: 1,63-1,75) relataram ter sofrido algum tipo de violência no espaço escolar. Identificou-se maior ocorrência de violência da natureza verbal (94,2%), seguida da psicológica (84,1%) e assédio moral (52,2%). Foram demonstradas associações estatisticamente significativas entre à exposição da violência contra professores e a ocorrência de afastamentos do trabalho por motivos de saúde (p=0,008), diagnóstico de ansiedade (p = 0,01) e estresse (p=0,03) e percepção negativa da qualidade do sono (p=0,01). Conclusão: Mais de 1/3 da amostra estudada reportou ter sofrido violência no ambiente escolar. Importantes aspectos foram evidenciados como consequências desse comportamento, especialmente no âmbito da saúde mental.
Abstract: Aim: To estimate the prevalence of school violence against teachers and associated factors. Methods: This is a cross-sectional study conducted in 2019 with teachers from the municipal and state schools in Passo Fundo, a municipality located in the north of the state of Rio Grande do Sul. Data collection was performed in an online format sending by a link with a self-administered questionnaire. The main variable studied was the occurrence of cases of school violence against teachers. When violence was used as an outcome, sociodemographic, work and behavioral characteristics were evaluated as exposures. On the other hand, when defining violence as exposure, it was investigated as indicators of mental health and absence from work due to health reasons. In the analysis of the data, in addition to descriptive statistics, for the bivariate analyzes, the Chi-square test and Fisher's exact test were applied. Results: The sample included n = 225 teachers of which 30.7% (CI95%: 1.63-1.75) reported having suffered some type of violence in the school environment. There was a higher occurrence of verbal violence (94.2%), followed by psychological (84.1%) and moral harassment (52.2%). Associations were demonstrated between exposure to violence against teachers and the occurrence of leave from work for health reasons (p = 0.008), diagnosis of anxiety (p = 0.01) and stress (p = 0.03) and negative perception of quality of sleep (p = 0.01). Conclusion: More than 1/3 of the studied sample reported having suffered violence in the school environment. Important aspects were highlighted as consequences of this behavior, especially in the context of mental health.
Keywords: Violência escolar
Violência
Condições de trabalho
Saúde mental
Docentes
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Passo Fundo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4093
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ANA LUIZA DA SILVA PACHECO.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.