Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/411
Tipo: Monografia
Título: A pedagogia da dança na educação infantil: movimentos e experimentações de corpos que criam
Autor(es): Rodrigues, Angélica
Primeiro Orientador: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Fiorentin, Renata
Resumo: Este trabalho aborda a dança como linguagem na educação infantil. Inicialmente se faz um apanhado histórico da dança, e sobre a compreensão do movimento corporal, embasado na legislação brasileira e nos autores Marques (2010;2012), Scarpato (1999), Strazzacappa e Morandi (2006), Rangel (2008), Almeida (2013). Após apresenta-se algumas modalidades como: ballet clássico, dança moderna e dança contemporânea através de uma contextualização histórica. Posteriormente segue-se para as concepções da infância e Educação Infantil e os conceitos do corpo e da dança na escola. O conceito de linguagem também é abordado no seguinte capítulo, afim de explicar a importância de a dança ser trabalhada como linguagem na educação infantil. E a partir de um constante contato com a dança e a experiência pedagógica com a mesma, apresenta-se propostas metodológicas para o trabalho da dança com os professores, afim de que se possa compreender através de seus corpos e movimentos, os principais aspectos comunicativos da dança. E posteriormente propõe-se situações de aprendizagem na dança, à serem realizadas com as crianças, onde as mesmas possam ter o contato com a dança de forma lúdica e expressiva. Para finalizar expõe-se a importância da constante pesquisa em relação ao assunto, afim de problematizar o ensino da dança nas escolas de educação infantil, para que a mesma possa ser compreendida como uma linguagem à ser explorada pelas crianças.
Palavras-chave: Educação infantil
Dança
Docência
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/411
Data do documento: 21-Dez-2015
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.PDF13,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.