Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/411
Type: Monografia
Title: A pedagogia da dança na educação infantil: movimentos e experimentações de corpos que criam
Author: Rodrigues, Angélica
First advisor: Carvalho, Rodrigo Saballa de
metadata.dc.contributor.referee1: Irgang, Silvania Regina Pellenz
metadata.dc.contributor.referee2: Fiorentin, Renata
Resume: Este trabalho aborda a dança como linguagem na educação infantil. Inicialmente se faz um apanhado histórico da dança, e sobre a compreensão do movimento corporal, embasado na legislação brasileira e nos autores Marques (2010;2012), Scarpato (1999), Strazzacappa e Morandi (2006), Rangel (2008), Almeida (2013). Após apresenta-se algumas modalidades como: ballet clássico, dança moderna e dança contemporânea através de uma contextualização histórica. Posteriormente segue-se para as concepções da infância e Educação Infantil e os conceitos do corpo e da dança na escola. O conceito de linguagem também é abordado no seguinte capítulo, afim de explicar a importância de a dança ser trabalhada como linguagem na educação infantil. E a partir de um constante contato com a dança e a experiência pedagógica com a mesma, apresenta-se propostas metodológicas para o trabalho da dança com os professores, afim de que se possa compreender através de seus corpos e movimentos, os principais aspectos comunicativos da dança. E posteriormente propõe-se situações de aprendizagem na dança, à serem realizadas com as crianças, onde as mesmas possam ter o contato com a dança de forma lúdica e expressiva. Para finalizar expõe-se a importância da constante pesquisa em relação ao assunto, afim de problematizar o ensino da dança nas escolas de educação infantil, para que a mesma possa ser compreendida como uma linguagem à ser explorada pelas crianças.
Keywords: Educação infantil
Dança
Docência
Aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/411
Issue Date: 21-Dec-2015
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGUES.PDF13.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.