Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4135| Type: | Monografia |
| Title: | Prevalência de sintomas de transtorno de ansiedade em professores da rede pública do município de Passo Fundo-RS |
| Author: | Coghetto, Cristina Caren |
| First advisor: | Gutierres, Athany |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Riffel, Rogério Tomasi |
| metadata.dc.contributor.advisor-co2: | Acrani, Gustavo Olszanski |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Gutierres, Athany |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Bruna Chaves |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Rosa Filho, Luiz Artur |
| Resume: | Objetivo: Analisar a prevalência de ansiedade e seus sintomas, bem como variáveis relacionadas ao seu desfecho em professores da rede pública de Passo Fundo/RS. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, cujos dados foram coletados por meio de questionário enviado por meio de aplicativo aos professores. Foram coletados dados sociodemográficos, de saúde e características do trabalho. O desfecho foi determinado por meio do Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Resultados: A população da pesquisa foi composta por 231 professores de todos os níveis de ensino da rede pública de Passo Fundo/RS. Por meio do BAI, encontrou-se uma prevalência de 64,5% de professores com ansiedade mínima, 22,5% leve, 8,6% moderada e 4,3% grave. Ainda, houve relação estatisticamente significativa de ansiedade com afastamento atual ou passado (p<0,001). Conclusões: Percebendo que a ansiedade é um problema que se faz presente entre os professores, prejudicando seu trabalho e sendo motivo de afastamentos, é muito importante que intervenções sejam feitas visando a minimizar o problema e a garantir qualidade de vida e de trabalho entre os mesmos. |
| Abstract: | Objective: To analyze the prevalence of anxiety and its symptoms, as well as variables related to its outcome in public school teachers in Passo Fundo / RS. Methods: This is a cross-sectional study, whose data were collected through a questionnaire sent through an application to teachers. Sociodemographic, health and job characteristics data were collected. The outcome was determined using the Beck Anxiety Inventory (BAI). Results: The research population consisted of 231 public school teachers from all levels of education in Passo Fundo / RS. Using BAI, a prevalence of 64.5% of teachers with minimal anxiety, 22.5% mild, 8.6% moderate and 4.3% severe was found. Additionally, there was a statistically significant relationship between anxiety and current or past work leave (p<0.001). Conclusions: Realizing that anxiety is a problem that is present among teachers, impairing their work and being a reason for leaving, it is very important that interventions are made to minimize the problem and ensure quality of life and work among them |
| Keywords: | Ansiedade Professores escolares Qualidade de vida Saúde mental |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Passo Fundo |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4135 |
| Issue Date: | 2020 |
| Appears in Collections: | Medicina |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC CRISTINA CAREN COGHETTO.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.