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Tipo: Monografia
Título: Prevalência de sintomas de transtorno de ansiedade em professores da rede pública do município de Passo Fundo-RS
Autor(es): Coghetto, Cristina Caren
Primeiro Orientador: Gutierres, Athany
Primeiro coorientador: Riffel, Rogério Tomasi
Segundo coorientador: Acrani, Gustavo Olszanski
Primeiro membro da banca: Gutierres, Athany
Segundo membro da banca: Lopes, Bruna Chaves
Terceiro membro da banca: Rosa Filho, Luiz Artur
Resumo: Objetivo: Analisar a prevalência de ansiedade e seus sintomas, bem como variáveis relacionadas ao seu desfecho em professores da rede pública de Passo Fundo/RS. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, cujos dados foram coletados por meio de questionário enviado por meio de aplicativo aos professores. Foram coletados dados sociodemográficos, de saúde e características do trabalho. O desfecho foi determinado por meio do Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Resultados: A população da pesquisa foi composta por 231 professores de todos os níveis de ensino da rede pública de Passo Fundo/RS. Por meio do BAI, encontrou-se uma prevalência de 64,5% de professores com ansiedade mínima, 22,5% leve, 8,6% moderada e 4,3% grave. Ainda, houve relação estatisticamente significativa de ansiedade com afastamento atual ou passado (p<0,001). Conclusões: Percebendo que a ansiedade é um problema que se faz presente entre os professores, prejudicando seu trabalho e sendo motivo de afastamentos, é muito importante que intervenções sejam feitas visando a minimizar o problema e a garantir qualidade de vida e de trabalho entre os mesmos.
Abstract/Resumen: Objective: To analyze the prevalence of anxiety and its symptoms, as well as variables related to its outcome in public school teachers in Passo Fundo / RS. Methods: This is a cross-sectional study, whose data were collected through a questionnaire sent through an application to teachers. Sociodemographic, health and job characteristics data were collected. The outcome was determined using the Beck Anxiety Inventory (BAI). Results: The research population consisted of 231 public school teachers from all levels of education in Passo Fundo / RS. Using BAI, a prevalence of 64.5% of teachers with minimal anxiety, 22.5% mild, 8.6% moderate and 4.3% severe was found. Additionally, there was a statistically significant relationship between anxiety and current or past work leave (p<0.001). Conclusions: Realizing that anxiety is a problem that is present among teachers, impairing their work and being a reason for leaving, it is very important that interventions are made to minimize the problem and ensure quality of life and work among them
Palavras-chave: Ansiedade
Professores escolares
Qualidade de vida
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4135
Data do documento: 2020
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