Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4137
Tipo: Dissertação
Título: Conceito de ciclo celular em livros didáticos de biologia (1923 – 2018)
Autor(es): Karas, Mariane Beatriz
Primeiro Orientador: Hermel, Erica do Espírito Santo
Primeiro membro da banca: Scheid, Neusa Maria John
Segundo membro da banca: Araujo, Maria Cristina Pansera de
Resumo: A biologia celular dedica-se ao estudo da célula, que corresponde à menor unidade viva de um organismo, sendo que a sua compreensão é fundamental, inclusive para diferenciar um ser vivo de um não vivo. As células possuem um ciclo de vida, chamado de ciclo celular, ou seja, desde que uma célula é originada, ela cresce e prepara-se para se dividir. Os livros didáticos (LDs) abordam os processos de divisão celular de forma detalhada e ricamente ilustrada, pois a compreensão dessa temática é necessária para entender outros processos estudados em Biologia, como, por exemplo, a formação de gametas, o desenvolvimento embrionário e a genética. O LD é uma ferramenta muito utilizada no contexto escolar, por isso visualizamos a necessidade de estudar como o conceito de ciclo celular foi sendo desenvolvido ao longo dos anos. Com isso, o presente estudo, vinculado à linha 1 do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em três etapas. A primeira, uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental, analisou as concepções de ensino de biologia celular e o papel atribuído ao LD em oito dissertações e três teses. As etapas dois e três tiveram como objeto de estudo trinta LDs de Biologia utilizados no Brasil de 1923 a 2018. A segunda etapa refere se à investigação dos aspectos técnicos e pedagógicos nos LDs, analisando a diagramação, as ilustrações e os objetivos de aprendizagens expressos. Na terceira etapa, identificamos se os LDs apresentam o conceito de ciclo celular, qual é a definição desse processo e se elucidam o movimento histórico e apresentam o método científico, na construção desse conceito. Os LDs analisados possuem bons aspectos de legibilidade, entretanto, com relação às ilustrações há a necessidade da utilização de fotografias associadas aos desenhos, no que se refere aos processos de divisão celular. É importante também que sejam utilizadas escalas nas imagens, permitindo que o leitor compreenda melhor esses eventos microscópicos e que necessitam de abstração, pois não fazem parte das observações do nosso cotidiano. Apenas onze LDs apresentam o conceito de ciclo celular, sendo resultante de pesquisas de apenas três cientistas que descobriram a célula e formularam a Teoria Celular.
Abstract/Resumen: La biología celular se dedica al estudio de la célula, que corresponde a la unidad viva más pequeña de un organismo, y su comprensión es fundamental, incluso para diferenciar un ser vivo de uno no vivo. Las células tienen un ciclo de vida, llamado ciclo celular, es decir, desde que se origina una célula, crece y se prepara para dividirse. Los libros de texto (LD) abordan los procesos de división celular de una manera detallada y ricamente ilustrada, ya que es necesario comprender este tema para comprender otros procesos estudiados en biología, como la formación de gametos, el desarrollo embrionario y la genética. La LD es una herramienta muy utilizada en el contexto escolar, por lo que vemos la necesidad de estudiar cómo se ha ido desarrollando el concepto de ciclo celular a lo largo de los años. Así, el presente estudio, vinculado a la línea 1 del Programa de Posgrado en Didáctica de las Ciencias (PPGEC), trata de una investigación cualitativa realizada en tres etapas. La primera, una investigación bibliográfico-documental, analizó los conceptos didácticos de la biología celular y el papel atribuido a la LD en ocho disertaciones y tres tesis. Las etapas dos y tres tuvieron como objeto de estudio treinta LD de Biología utilizados en Brasil de 1923 a 2018. La segunda etapa se refiere a la investigación de los aspectos técnicos y pedagógicos en los LD, analizando la diagramación, ilustraciones y objetivos de aprendizaje expresados. En la tercera etapa, identificamos si los LD presentan el concepto de ciclo celular, cuál es la definición de este proceso y si el movimiento histórico y el método científico se dilucidan en la construcción de este concepto. Los LD analizados tienen buenos aspectos de legibilidad, sin embargo, en relación a las ilustraciones existe la necesidad de utilizar fotografías asociadas a los dibujos, en lo que respecta a los procesos de división celular. También es importante que se utilicen escalas en las imágenes, lo que permite al lector comprender mejor estos eventos microscópicos que necesitan abstracción porque no forman parte de nuestras observaciones diarias. Solo once LD presentan el concepto de ciclo celular, resultado de la investigación de solo tres científicos que descubrieron la célula y formularon la Teoría Celular.
Palavras-chave: Ensino
Currículo
Biologia
Biologia celular
Ciclo celular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4137
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARAS.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.