Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4153
Tipo: Monografia
Título: A abordagem da multimodalidade em livros didáticos de Língua Portuguesa
Autor(es): Vorpagel, Eduarda Laís
Primeiro Orientador: Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Primeiro membro da banca: Schneiders, Caroline Mallmann
Segundo membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Resumo: A constante evolução da tecnologia e da cultura digital provocou um aumento na produção e na circulação de textos compostos por múltiplas linguagens, os chamados textos multimodais. Logo, para que esses textos, constituídos de palavras, imagens, som, gestos, entre outros recursos semióticos, sejam compreendidos em sua totalidade, é necessário que textos que se constituem como multimodais sejam trabalhados nas escolas e, consequentemente, que novas habilidades de leitura sejam abordadas, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar de que maneira a multimodalidade é abordada em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da coleção “Tecendo Linguagens”, em sua 4ª edição, com o intuito de verificar se os gêneros multimodais estão presentes nas unidades analisadas e quais as características da multimodalidade são exploradas nas atividades de compreensão relacionadas a esses textos. O trabalho baseia-se em teóricos especialistas no assunto, como Ribeiro (2016), Rojo (2012), Dionisio e Vasconcelos (2013). A análise possibilitou concluir que a multimodalidade é abordada na coleção por meio de gêneros como tiras em quadrinho, charge, propaganda, entre outros, e que as atividades de compreensão e de interpretação textual consideram, em grande parte, outros recursos semióticos além do verbal, ainda que alguns recursos pudessem ser mais explorados.
Abstract/Resumen: La constante evolución de la tecnología y de la cultura digital provocó un aumento en la producción y circulación de textos compuestos de múltiples lenguajes, los llamados textos multimodales. Así, para que estos textos, constituidos por palabras, imágenes, sonidos, gestos, entre otros recursos semióticos, sean comprendidos en su totalidad, es necesario que los textos constituidos como multimodales sean trabajados en las escuelas y, en consecuencia, que nuevas habilidades de lectura sean abordadas, especialmente en clases de Lengua Portuguesa. De ese modo, este trabajo tiene como objetivo analizar cómo se aborda la multimodalidad en los Libros Didácticos de Lengua Portuguesa del sexto al noveno año de la Enseñanza Fundamental, de la colección "Tecendo Linguagens", en su cuarta edición, para verificar si los géneros multimodales están presentes en las unidades analizadas y qué características de la multimodalidad se exploran en las actividades de comprensión relacionadas a estos textos. El trabajo se basa en teóricos especialistas en el tema, como Ribeiro (2016), Rojo (2012), Dionisio y Vasconcelos (2013). El análisis permitió concluir que la multimodalidad es abordada en la colección a través de géneros como historietas, viñeta, publicidad, entre otros, y que las actividades de comprensión y de interpretación textual consideran, en gran parte, otros recursos semióticos además del verbal, aunque algunos recursos podrían explorar más a fondo.
Palavras-chave: Ensino
Linguística textual
Livro didático
Texto multimodal
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4153
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VORPAGEL.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.