Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4159
Tipo: Monografia
Título: O Festival Califórnia da Canção Nativa e a constituição do sujeito Gaúcho Nativista
Autor(es): Ajala, Jean Marcos Silva
Primeiro Orientador: Schneiders, Caroline Mallmann
Primeiro membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Segundo membro da banca: Greff, Luiza Boézzio
Resumo: A cultura de um povo é expressada principalmente por sua música, a música gaúcha não foge dessa premissa. Desta maneira, este estudo visa a refletir como se constitui o imaginário do sujeito gaúcho nativista, que remete principalmente à sua vida no campo, através das músicas campeãs do festival Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos, como corpus, cinco músicas deste festival, tendo como critério as vencedoras a cada dez edições (as campeãs dos anos de 1971, 1982, 1992, 2002 e 2019). Nos fundamentamos na Análise de Discurso (AD) de viés pecheuxtiano, a qual se trata de um campo teórico que visa à interpretação e à compreensão de como os discursos produzem efeitos de sentido, mobilizando os conceitos de discurso, sujeito, interdiscurso, formação discursiva e condições de produção. E, através da interpretação das sequências discursivas recortadas das músicas, compreendemos os efeitos de sentido que tais discursos produzem a partir da historicidade e memória discursiva que ressoam e constituem esse sujeito gaúcho. Os discursos que compõem as músicas campeãs exprimem o atravessamento do nativismo pelo o que é histórico na trajetória destes sujeitos. Os temas presentes nas letras servem como parâmetros para a manutenção e preservação da sua cultura. O discurso em tono do sujeito gaúcho nativista inscreve em sua formulação uma determinada memória, cristalizando determinados sentidos.
Abstract/Resumen: La cultura de un pueblo es expresada principalmente por su música, la música gaucha no huye de esa premisa. De esta manera, este estudio visa reflexionar la manera como el imaginario del sujeto gaucho nativista, que remete a su vida en el campo a través de las músicas campeonas del festival Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Para eso, seleccionamos, como corpus, cinco músicas vencedoras dese festival, tiendo como criterio, las vencedoras a cada diez ediciones (las campeonas de los años de 1971, 1982, 1992, 2002 y 2019). Nos fundamentamos en la Análisis del Discurso (AD) de la línea pecheuxtiana, la cual trata de un campo teórico que visa la interpretación y la comprensión de cómo los discursos producen efectos de sentido, movilizando los conceptos de discurso, sujeto, interdiscurso, formación discursiva y condiciones de producción. Y, a través de la interpretación de las secuencias discursivas recortadas de las músicas, comprendemos los efectos de sentido que tales discursos producen a partir de la historicidad y memoria discursiva que resuenan y constituyen ese sujeto gaucho. Los discursos que componen las músicas campeonas exprimen el atravesamiento del nativismo por lo que es histórico en la trayectoria de estos sujetos. Los temas presentes en las letras sirven como parámetros para la manutención y preservación de la cultura. El discurso alrededor del sujeto gaucho nativista inscribe en su formulación una determinada memoria, cristalizando ciertos sentidos.
Palavras-chave: Cultura
Música
Festivais
Música tradicional
Análise do Discurso
Tradição
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4159
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJALA.pdf491,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.