Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4160
Type: Monografia
Título : Noções identitárias: construções e desconstruções da identidade profissional do professor de línguas
Author: Brum, Jéferson Antunes
First advisor: Silva, Angelise Fagundes da
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Fontana, Marcos Vinícius Liessem
Resume: O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre a formação do professor de línguas e a (des)construção de sua identidade profissional, considerando elementos de sua trajetória de vida. Busco entender quais são os saberes envolvidos na (des)construção da identidade desse professor, os conflitos vividos, os medos, empecilhos e frustrações, as descobertas, os encontros com o conhecimento e com as pessoas. Para tanto, busco demonstrar a construção da minha identidade docente através de narrativa produzida concomitante ao texto acadêmico, a partir de um álbum entrelaçado a esse texto, à parte. Afora isso, trago para esta pesquisa minhas experiências docentes, minhas experiências como sujeito em (trans)formação para entrelaçar com vozes de renomados pesquisadores que já escreveram acerca do assunto, como Paulo Freire, Vilson Leffa, Carmen Backes, entre outros. Este trabalho é dividido em seções que abordarão: definições de identidade, questões de gênero, docência, movimento estudantil, pandemia e principalmente o sentir docente.
Resumen : El objetivo de este trabajo es proponer una reflexión acerca de la formación del profesor de lenguas y la (des)construcción de su identidad profesional, considerando elementos de su trayectoria de vida. Busco entender cuáles son los saberes involucrados en la (des)construcción de la identidad de este profesor, los conflictos vividos, los miedos, obstáculos y frustraciones, las descubiertas, los encuentros con el conocimiento y con las personas. Para todo, busco relacionar la construcción de mí identidad docente a través de una narrativa producida concomitantemente al texto académico, a partir de un álbum entrelazado a ese texto y ampliado él, a parte. Afuera esa, trajo para esta búsqueda mis experiencias docentes, mis experiencias como sujeto en (trans)formación para entrelazar con voces de renombrados investigadores que ya han escrito sobre el asunto, como Paulo Freire, Vilson Leffa, Carmen Backes, entre otros. Este trabajo está dividido en secciones que van a abordar: definiciones para identidad, escojas profesionales, género , prácticas docentes, movimiento estudiantil, pandemia y principalmente el sentir docente.
Palabras clave : Professores
Línguas
Formação de professores
Identidade profissional
Desconstrução
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4160
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRUM.pdf935,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.