Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4173
Tipo: Dissertação
Título: A docência no ensino superior e a formação continuada dos formadores de professores da área de ciências da natureza e suas tecnologias
Autor(es): Radetzke, Franciele Siqueira
Primeiro Orientador: Güllich, Roque Ismael da Costa
Primeiro membro da banca: Wenzel, Judite Scherer
Segundo membro da banca: Zanon, Lenir Basso
Resumo: Este estudo trata da formação continuada dos formadores de professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), participantes do projeto de extensão: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS. O estudo decorre da defesa da compreensão do processo de formação continuada como um espaço e tempo de diálogo formativo e de (re)construção de concepções acerca do fazer pedagógico em sala de aula, saberes e teorias, tendo como questões centrais: qual o papel e quais são os elementos constituintes da formação continuada no Ensino Superior (ES)? A produção de narrativas sobre histórias de vida dos professores investigados e o estudo da Investigação-Formação-Ação (IFA), como fundamento téorico, contribuíram para defender a perspectiva da formação continuada como necessária à melhoria dos processos de ensinar e de aprender. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender o papel e os elementos constitutivos da formação continuada no ES, considerando o contexto de investigação circunscrito à área de CNT. O procedimento usado para a produção dos resultados foi a produção de escritas narrativas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. No referido estudo foram pesquisados seis Professores atuantes no ES da UFFS, Campus Cerro Largo- RS da área de CNT. Dois são da área de Ciências Biológicas, dois da Física e dois da Química, sendo três com formação de Pós-graduação na área básica de Biologia, Física e Química e os outros três com Pós-graduação em Educação. Os docentes investigados são participantes do processo de formação continuada desenvolvidos no projeto Ciclos Formativos. Dos Ciclos, participam de modo colaborativo e compartilhado professores formadores, professores da rede básica e licenciandos. A discussão foi ancorada na análise temática de conteúdo. As concepções expressas pelos participantes apontam para a reflexão e melhoramento das práticas pedagógicas em diálogo com a formação inicial e Educação Básica como importantes. A pesquisa também destacou a necessidade de atenção aos elementos constituintes do processo de formação continuada: o diálogo formativo, a sistematização de experiências e as narrativas reflexivas. Nos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, os encontros contemplam o compartilhamento de experiências e a leitura e discussão de referenciais teóricos que favorecem a constituição do sujeito professor formador (do ES) no coletivo junto à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.
Abstract/Resumen: This study deals with the continuing education of teachers who train in the area of Natural Sciences and their Technologies (NST), participating in the extension project: Training Cycles in Science Teaching at the Federal University of the Fronteira Sul (FUFS), Campus Cerro Largo - RS. The study arises from defending the understanding of the process of continuing education as a space and time for formative dialogue and (re) construction of conceptions about teaching in the classroom, knowledge and theories, having as central questions: what is the role and what are the constituent elements of continuing education in Higher Education (HE)? The production of narratives about the life stories of the investigated teachers and the study of Research Training-Action (RTA), as a theoretical foundation, contributed to defend the perspective of continuing education as necessary to improve the processes of teaching and learning. The research, with a qualitative approach, aimed to understand the role and the constitutive elements of continuing education in HE, considering the context of investigation limited to the area of NST. The instrument used to produce the results was the production of narrative writings recorded in audio and later transcribed. In that study, six Professors working in the HE of FUFS, Campus Cerro Largo - RS in the NST area were researched. Two are from the Biological Sciences area, two from Physics and two from Chemistry, three with Postgraduate training in the basic area of Biology, Physics and Chemistry and the other three with Postgraduate Education. The investigated teachers are participants in the continuing education process developed in the Training Cycles in Science and Mathematics Teaching project. In the Cycles, teacher trainers, teachers of the basic network and graduate students participate in a collaborative and shared way. The discussion was anchored in the thematic content analysis. The views expressed by the participants point to the reflection and improvement of pedagogical practices in dialogue with initial training and basic education as important. The research also highlighted the need for attention to the constituent elements of the continuing education process: the formative dialogue, the systematization of experiences and reflective narratives. In the Formative Cycles in Science Education, the meetings contemplate the sharing of experiences and the reading and discussion of theoretical references that favor the constitution of the subject teacher trainer (of ES) in the collective along with the initial and continuing education of Basic Education teachers.
Palavras-chave: Ensino
Ciência
Formação de professores
Formação continuada do professor
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4173
Data do documento: 2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RADETZKE_01.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.