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Tipo: Dissertação
Título: Registros de representações semióticas no estudo de trigonometria por meio de metodologias ativas no ensino remoto
Autor(es): Ribas, Alessandro
Primeiro Orientador: Petry, Vitor José
Primeiro membro da banca: Saito, Olga Harumi
Segundo membro da banca: Menoeini, Lúcia
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma pesquisa desenvolvida a partir da aplicação de uma sequência didática com alunos do segundo ano do Ensino Médio, tendo como objeto de estudos, a trigonometria. As sequências didáticas foram elaboradas e aplicadas com uma adaptação da metodologia de ensino híbrido da sala de aula invertida. Essa adaptação se deu pela necessidade de desenvolver o trabalho de forma remota. Os roteiros de estudos propostos para o desenvolvimento das atividades assíncronas continham videoaulas, Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) interativos e orientações visando a elaboração de alguns OVA pelos próprios alunos, usando o software GeoGebra, dentre outras atividades. Com a pesquisa, buscou-se compreender como a metodologia usada contribui para o desenvolvimento de habilidades para o registro e o trânsito entre diferentes representações semióticas, visando identificar elementos que caracterizassem a ocorrência de aprendizagem de conteúdos relacionados ao objeto de estudos. Assim, fundamentou-se o trabalho na Teoria de Registro das Representações Semióticas do psicólogo e professor Raymond Duval, tendo como documento norteador da condução das atividades, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A coleta de dados ocorreu, com base nas observações do professor pesquisador através do diário de campo, das atividades realizadas pelos alunos, da aplicação de questionário, e relatos dos alunos durante as aulas síncronas. A análise dos dados se deu de forma textual discursiva a partir das categorias estabelecidas. Com base nesta análise, observou-se o desenvolvimento de habilidades de registros e de trânsito entre diferentes representações de um mesmo objeto, sugerindo a ocorrência de aprendizagem. Foram identificados aspectos que sugerem contribuições dos OVA nesse processo.
Abstract/Resumen: This work presents a research developed from the application of a didactic sequence with second year High School students, having trigonometry as the object of this study. The didactic sequences were developed and applied with the hybrid teaching methodology of flipped classroom adaptation. This adaptation was due to the need to develop the work remotely. The study scripts, proposed for the development of asynchronous activities, contained video classes, interactive virtual learning objects (OVA) and guidelines aimed at the elaboration of some OVA by the students themselves, and using the GeoGebra software, among other activities. With the research, we sought to understand how the applied methodology contributes to the development of skills for the registration and transit between different semiotic representations, aiming to identify elements that characterize the occurrence of the learning of contents related to the object of study. Thus, based on the Theory of Registration of Semiotic Representations of the psychologist and professor Raymond Duval, and having as a guiding document for the conduct of activities, the National Common Curricular Base (BNCC). Data collection took place based on the observations of the researcher professor through the field diary, the activities carried out by the students, the application of a questionnaire, and students' reports during synchronous classes. Data analysis took place in a discursive textual form based on the established categories. Based on this analysis, the development of recording and transit skills between different representations of the same object was observed, suggesting the occurrence of learning. Aspects that suggest OVA contributions in this process were identified.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Matemática
Trigonometria
Educação a distância
Objetos virtuais de aprendizagem
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4208
Data do documento: 8-Mar-2021
Nível: Mestrado profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

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