Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4241
Tipo: Dissertação
Título: Os movimentos formativos de professores em atividades de modelagem nas ciências e matemática
Autor(es): Marmitt, Rosi Kelly Regina
Primeiro Orientador: Bonotto, Danusa de Lara
Primeiro membro da banca: Wenzel, Judite Scherer
Segundo membro da banca: Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Resumo: A discussão que perpassa esta pesquisa trata de Modelagem nas Ciências e Matemática (MCM) no âmbito da formação continuada de professores, a qual é compreendida como um espaço/tempo de desenvolvimento profissional docente (DPD). Está vinculada à linha de pesquisa Formação Continuada e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo. Tem como objetivo compreender os movimentos formativos advindos das vivências de professores de Matemática com atividades de MCM. Os sujeitos da pesquisa são seis professoras de Matemática participantes do Programa de Extensão ‘Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática’ desenvolvido em uma universidade pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram constituídos a partir das narrativas das professoras, textualizadas em diários de formação referentes aos encontros formativos e dos diários de planejamento das atividades de MCM. A abordagem metodológica é qualitativa, do tipo bibliográfica e na forma de um estudo de caso. Para a revisão bibliográfica acerca de MCM e Formação Continuada, reconhecemos as teses e dissertações produzidas nos últimos dez anos (2010-2019) no Portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a fim de compreender o DPD dos professores. A partir da unidade de análise DPD, identificamos duas categorias, as quais discutem de que modo a formação continuada favorece o DPD e como a transição da formação para a sala de aula se constitui num movimento de DPD situado no fazer docente. Já para a análise dos diários de formação e de planejamento de atividades de MCM, utilizamos os procedimentos da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permitiu o reconhecimento e a compreensão dos movimentos formativos a partir de três categorias: 1) os saberes docentes, na qual discutimos a mobilização e a transformação dos saberes docentes a partir das atividades de MCM; 2) o processo de escrita, na qual discutimos a produção dos diários como um instrumento de reflexão e investigação da prática e do pensamento do professor e apresentamos os desafios apresentados pelas professoras durante a produção das narrativas e 3) o grupo de formação continuada como um espaço/tempo de DPD, na qual discutimos o movimento de aprendizagem docente, o sentimento de pertencimento ao grupo e o grupo como um espaço/tempo de qualificação profissional. As três categorias apresentadas são consideradas como os movimentos formativos advindos das vivências das professoras com atividades de MCM e catalisadores de desenvolvimento profissional docente.
Abstract/Resumen: The discussion that runs through this research deals with Modeling in Science and Mathematics (MCM) in the context of continuing teacher education, which is understood as a space / time for professional teacher development (DPD). It is linked to the line of research Continuing Education and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Science Teaching at the Federal University of Fronteira Sul Campus Cerro Largo. It aims to understand the training movements arising from the experiences of mathematics teachers with MCM activities. The research subjects are six Mathematics teachers participating in the Extension Program 'Training Cycles in Science and Mathematics Teaching' developed at a public university located in the interior of Rio Grande do Sul. The data were constituted from the teachers' narratives, textualized in training diaries referring to training meetings and the planning diaries of MCM activities. The methodological approach is qualitative, bibliographic and in the form of a case study. For the bibliographic review on MCM and Continuing Education, we recognize the theses and dissertations produced in the last ten years (2010-2019) on the Portal of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology, in order to understand for DPD of teachers. From the DPD unit of analysis, we identified two categories, which discuss how continuing education favors DPD and how the transition from training to the classroom constitutes a DPD movement situated in the teaching profession. For the analysis of the training diaries and planning of MCM activities, we used procedures of Textual Discursive Analysis. The analysis process allowed the recognition and understanding of training movements based on three categories: 1) teaching knowledge, in which we discussed the mobilization and transformation of teaching knowledge based on MCM activities; 2) the writing process, in which we discuss the production of the diaries as an instrument for reflection and investigation of the teacher's practice and thinking and present the challenges presented by the teachers during the production of the narratives and 3) the group of continuing education as a DPD space/time, in which we discuss the teaching learning movement, the feeling of belonging to the group and the group as a professional qualification space / time. The three categories presented are considered as the formative movements arising from the teachers' experiences with MCM activities and catalysts for professional teacher development.
Palavras-chave: Ensino
Formação continuada do professor
Desenvolvimento profissional
Desempenho do professor
Saberes do docente
Escrita
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4241
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARMITT.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.