Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4241
Type: | Dissertação |
Título : | Os movimentos formativos de professores em atividades de modelagem nas ciências e matemática |
Author: | Marmitt, Rosi Kelly Regina |
First advisor: | Bonotto, Danusa de Lara |
metadata.dc.contributor.referee1: | Wenzel, Judite Scherer |
metadata.dc.contributor.referee2: | Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
Resume: | A discussão que perpassa esta pesquisa trata de Modelagem nas Ciências e Matemática (MCM) no âmbito da formação continuada de professores, a qual é compreendida como um espaço/tempo de desenvolvimento profissional docente (DPD). Está vinculada à linha de pesquisa Formação Continuada e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo. Tem como objetivo compreender os movimentos formativos advindos das vivências de professores de Matemática com atividades de MCM. Os sujeitos da pesquisa são seis professoras de Matemática participantes do Programa de Extensão ‘Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática’ desenvolvido em uma universidade pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram constituídos a partir das narrativas das professoras, textualizadas em diários de formação referentes aos encontros formativos e dos diários de planejamento das atividades de MCM. A abordagem metodológica é qualitativa, do tipo bibliográfica e na forma de um estudo de caso. Para a revisão bibliográfica acerca de MCM e Formação Continuada, reconhecemos as teses e dissertações produzidas nos últimos dez anos (2010-2019) no Portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a fim de compreender o DPD dos professores. A partir da unidade de análise DPD, identificamos duas categorias, as quais discutem de que modo a formação continuada favorece o DPD e como a transição da formação para a sala de aula se constitui num movimento de DPD situado no fazer docente. Já para a análise dos diários de formação e de planejamento de atividades de MCM, utilizamos os procedimentos da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permitiu o reconhecimento e a compreensão dos movimentos formativos a partir de três categorias: 1) os saberes docentes, na qual discutimos a mobilização e a transformação dos saberes docentes a partir das atividades de MCM; 2) o processo de escrita, na qual discutimos a produção dos diários como um instrumento de reflexão e investigação da prática e do pensamento do professor e apresentamos os desafios apresentados pelas professoras durante a produção das narrativas e 3) o grupo de formação continuada como um espaço/tempo de DPD, na qual discutimos o movimento de aprendizagem docente, o sentimento de pertencimento ao grupo e o grupo como um espaço/tempo de qualificação profissional. As três categorias apresentadas são consideradas como os movimentos formativos advindos das vivências das professoras com atividades de MCM e catalisadores de desenvolvimento profissional docente. |
Resumen : | The discussion that runs through this research deals with Modeling in Science and Mathematics (MCM) in the context of continuing teacher education, which is understood as a space / time for professional teacher development (DPD). It is linked to the line of research Continuing Education and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Science Teaching at the Federal University of Fronteira Sul Campus Cerro Largo. It aims to understand the training movements arising from the experiences of mathematics teachers with MCM activities. The research subjects are six Mathematics teachers participating in the Extension Program 'Training Cycles in Science and Mathematics Teaching' developed at a public university located in the interior of Rio Grande do Sul. The data were constituted from the teachers' narratives, textualized in training diaries referring to training meetings and the planning diaries of MCM activities. The methodological approach is qualitative, bibliographic and in the form of a case study. For the bibliographic review on MCM and Continuing Education, we recognize the theses and dissertations produced in the last ten years (2010-2019) on the Portal of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology, in order to understand for DPD of teachers. From the DPD unit of analysis, we identified two categories, which discuss how continuing education favors DPD and how the transition from training to the classroom constitutes a DPD movement situated in the teaching profession. For the analysis of the training diaries and planning of MCM activities, we used procedures of Textual Discursive Analysis. The analysis process allowed the recognition and understanding of training movements based on three categories: 1) teaching knowledge, in which we discussed the mobilization and transformation of teaching knowledge based on MCM activities; 2) the writing process, in which we discuss the production of the diaries as an instrument for reflection and investigation of the teacher's practice and thinking and present the challenges presented by the teachers during the production of the narratives and 3) the group of continuing education as a DPD space/time, in which we discuss the teaching learning movement, the feeling of belonging to the group and the group as a professional qualification space / time. The three categories presented are considered as the formative movements arising from the teachers' experiences with MCM activities and catalysts for professional teacher development. |
Palabras clave : | Ensino Formação continuada do professor Desenvolvimento profissional Desempenho do professor Saberes do docente Escrita |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4241 |
Fecha de publicación : | 2021 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARMITT.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.